Desembargador Mairan Maia toma posse como presidente do TRF3

O desembargador Mairan Maia tomou posse como presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região na última segunda-feira, 02/03, em sessão realizada na Sala São Paulo, região central da capital.

As desembargadoras Federais Consuelo Yoshida e Marisa Santos assumiram, respectivamente, os cargos de Vice-Presidente e de Corregedora-Regional da Justiça Federal da 3ª Região.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Clovis Santinon, prestigiou a posse que teve ainda as presenças de outras autoridades como a do arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer; do Advogado-Geral da União, André Luiz Mendonça; do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; dos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes; do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha; do Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins; do governador do Maranhão Flávio Dino e outras autoridades.

Em seu discurso, o desembargador federal Mairan Maia elencou alguns pontos que pretende priorizar em sua gestão: a elaboração de um “Plano Institucional de Segurança”, a racionalização administrativa da corte e o compromisso com a acessibilidade. Pela primeira vez a solenidade de posse de novos dirigentes do Tribunal contou com tradução simultânea de intérprete de Libras.

“Milhões de brasileiros com graus variados de deficiência deparam-se com diversos obstáculos para fruição de seus direitos fundamentais. Pretendo realizar ações concretas voltadas à inclusão e à acessibilidade, em especial meios para facilitar e ampliar a atenção às pessoas com deficiência visual e auditiva, uma vez que a barreira comunicacional é um empecilho significativo à compreensão do sistema de justiça e à integração da pessoa cega ou surda na comunidade”, disse.

O magistrado destacou ainda que ações em prol dos mais necessitados têm sido adotadas de maneira exemplar pelos desembargadores da 3.ª Seção do TRF3, especializada em matéria previdenciária, pelos juízes das varas previdenciárias, juizados especiais federais, turmas recursais, e pelos servidores dos respectivos juízos.

Com informações do TRF3

IMPRENSA – TJMSP

 

Presidente do TJMSP acompanha a cerimônia