Acessibilidade

De acordo com o W3C (World Wide Web Consortium) que é um consórcio internacional em que organizações filiadas e o público trabalham juntos para desenvolver padrões para a internet, acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a acesso universal à internet.

Pode-se dizer que se trata da possibilidade e da condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, dos serviços disponíveis na internet, beneficiando também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

 

O novo portal do TJMSP foi desenvolvido para facilitar o acesso às informações e serviços para todos os usuários, disponibilizando diversos recursos de acessibilidade, tais como identificação dos espaços clicáveis, textos de alerta, descrição de imagens, recursos de fala, aumento e diminuição de fontes e apontador, alto contraste etc.

 

Na parte superior direita do portal (menu Acessibilidade), o usuário encontra um botão os principais atalhos de navegação voltados a usuários com necessidades especiais de navegação pela internet.

Ao clicar neste botão ele apresenta diversas recursos de acessibilidade, que podem atuar separadamente ou combinados

TECLAS DE NAVEGAÇÃO – Por meio da tecla TAB do tecldo, é possível navegar entre os menus da página

LER A PÁGINA – Utilizando caixas de som ou fones de ouvido, é possível fazer a leitura de menus e textos dentro do portal

CONTRASTE – Permite aplicar o recurso de CONTRASTE de cores, inclusive com a gradação de tonalidades

LINKS DESTACADOS – Destaca os links/menus do site

TEXTO MAIOR – Diminui ou aumenta o tamanho das fontes dos textos

ESPAÇAMENTO DE TEXTO – Aumenta ou diminui o espaçamento das fontes dos textos

PARE DE ANIMAÇÕES – congela os efeitos visuais das páginas

FONTES LEGÍVEIS – Altera as fontes de textos com efeitos para fontes comuns

CURSOR – Aumenta e diminui o tamanho do cursor do mouse

BARRA DE FERRAMENTAS – Torna o menu de Acessibilidade fixo e destacado na página