O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de forma diferente este ano no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.
A juíza Antonia Marina Aparecida de Paula Faleiros, do TJBA, fez uma live nesta segunda-feira, 08/03, com servidores e servidoras, além do presidente do TJMSP, Clovis Santinon.
O tema do encontro foi: Da Lavoura à Magistratura, onde a magistrada contou a história de superação desde a infância na zona rural até os dias atuais.
O presidente Clovis Santinon fez a abertura e deu boas vindas à Dra Antonia, que nasceu em Serra Azul de Minas, em Minas Gerais.
Desde cedo, quando morava na roça, a irmã mais velha de cinco irmãos imaginava uma vida melhor.
Enquanto ajudava a mãe a cortar tecidos para confeccionar colchas de retalhos à luz de lamparina, ela sonhava com o futuro.
Apesar da superação, a magistrada luta para que os menos favorecidos possam ter a possibilidade de conquistar seu espaço através da Educação, mas sem o sofrimento e batalhas enfrentadas por ela.
Na live ela falou também, sobre o livro Retalhos, colchas de histórias para Mel dormir, dedicado à neta que fará 2 anos em breve. No livro, relata todas as dificuldades na infância e resgata o papel da mãe que contava histórias e serve também, para homenagear as mulheres mais velhas que usam os ensinamentos em contação de histórias com Natureza, água, animais e outros temas para educar as crianças.
O presidente do TJMSP, Clovis Santinon disse que a magistrada é um exemplo de vida a ser seguido. “Tivemos muitos ensinamentos hoje aqui com a senhora, inclusive hoje estava lendo sobre o medalhista Joaquim Cruz e a matéria era para falar do atleta, mas como uma forma de homenagear a mãe que saiu do interior do Piaui, com os filhos, para morar em Brasília. Muito obrigado pelos ensinamentos”, concluiu o presidente da corte castrense.
Juiza Antonia Marina de Paula Faleiros
Mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia – UFBA – (2016). Pós Graduada latu sensu em Estudos de Política e Estratégia – ADESG/MG (1997). Pós-graduada strictu sensu em Direito Eleitoral – Faculdade Mauricio de Nassau de Salvador – EMAB/FUNDACEM (2008). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – (1991). Procuradora do Municipio de Belo Horizonte- (1993). Procuradora da Fazenda do Estado de Minas Gerais. (1994/2002). Advogada. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA – desde 2002. Professora de Teoria da Argumentação Jurídica IFBA/FASB (2004/2005). Pesquisadora. Palestrante.