Você está em: 

TJMSP faz live com magistrada do TJBA no Dia Internacional da Mulher

Postada em |

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de forma diferente este ano no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

A juíza Antonia Marina Aparecida de Paula Faleiros, do TJBA, fez uma live nesta segunda-feira, 08/03, com servidores e servidoras, além do presidente do TJMSP, Clovis Santinon.

O tema do encontro foi: Da Lavoura à Magistratura, onde a magistrada contou a história de superação desde a infância na zona rural até os dias atuais.

O presidente Clovis Santinon fez a abertura e deu boas vindas à Dra Antonia, que nasceu em Serra Azul de Minas, em Minas Gerais.

Desde cedo, quando morava na roça, a irmã mais velha de cinco irmãos imaginava uma vida melhor.

Enquanto ajudava a mãe a cortar tecidos para confeccionar colchas de retalhos à luz de lamparina, ela sonhava com o futuro.

Apesar da superação, a magistrada luta para que os menos favorecidos possam ter a possibilidade de conquistar seu espaço através da Educação, mas sem o sofrimento e batalhas enfrentadas por ela.

Na live ela falou também, sobre o livro Retalhos, colchas de histórias para Mel dormir, dedicado à neta que fará 2 anos em breve. No livro, relata todas as dificuldades na infância e resgata o papel da mãe que contava histórias e serve também, para homenagear as mulheres mais velhas que usam os ensinamentos em contação de histórias com Natureza, água, animais e outros temas para educar as crianças.

O presidente do TJMSP, Clovis Santinon disse que a magistrada é um exemplo de vida a ser seguido. “Tivemos muitos ensinamentos hoje aqui com a senhora, inclusive hoje estava lendo sobre o medalhista Joaquim Cruz e a matéria era para falar do atleta, mas como uma forma de homenagear a mãe que saiu do interior do Piaui, com os filhos, para morar em Brasília. Muito obrigado pelos ensinamentos”, concluiu o presidente da corte castrense.

Juiza Antonia Marina de Paula Faleiros

Mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia – UFBA – (2016). Pós Graduada latu sensu em Estudos de Política e Estratégia – ADESG/MG (1997). Pós-graduada strictu sensu em Direito Eleitoral – Faculdade Mauricio de Nassau de Salvador – EMAB/FUNDACEM (2008). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – (1991). Procuradora do Municipio de Belo Horizonte- (1993). Procuradora da Fazenda do Estado de Minas Gerais. (1994/2002). Advogada. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA – desde 2002. Professora de Teoria da Argumentação Jurídica IFBA/FASB (2004/2005). Pesquisadora. Palestrante.

Presidente Clovis Santinon faz a abertura do evento
Juiza Antonia Marina Faleiros fala de sua história no Dia Internacional da Mulher

Notícias relacionadas:

kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional
Participantes do Coral TJMSP reunidos atrás de mesa com lanche comemorativo de aniversário de 1 ano

Coral TJMSP celebra seu primeiro aniversário

Postada em |
Categoria: Coral TJMSP

Noticias