O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Clovis Santinon, participou nesta terça-feira, 15/06, da comemoração dos 37 anos da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O presidente do TJM participou inclusive dos primeiros anos da Escola, como 1º tenente, como capitão e, mais tarde, foi diretor já como coronel PM.
Na comemoração do 37º aniversário, veteranos foram agraciados com entrega de medalhas e o presidente do TJM recebeu a medalha “Challenge Coin”, uma tradição que simboliza respeito e reconhecimento.
História
Na Roma, os soldados eram recompensados em dinheiro pelo seu desempenho e quando considerados merecedores, recebiam uma moeda a mais no seu pagamento. Essa moeda de bonificação recebia uma cunhagem especial com o símbolo da legião a qual os soldados pertenciam, então os soldados começaram a aguardar suas moedas como lembrança, ao invés de gastá-las.
Outra história que remete ao surgimento da “Challenge Coin” é a do soldado francês que foi capturado durante a Primeira Guerra Mundial. Os alemães recolheram tudo o que o soldado carregava, exceto uma pequena bolsa de couro pendurada no pescoço, onde ele guardava uma moeda especial.
O soldado conseguiu escapar e retornou à França, porém como não estava em sua unidade, os próprios franceses acreditavam que se tratava de um espião e o condenaram à morte. Por sorte, um soldado reconheceu a insígnia gravada na sua “Challenge Coin” e a punição foi cancelada, retornando o militar para a sua unidade de origem.
Já os militares americanos possuem uma moeda pessoal para identificação e quando se reúnem em bares, são desafiados a colocá-las sobre a mesa. Aqueles que, por ventura, estiverem sem suas moedas são obrigados a pagar a cerveja de todos os outros que apresentarem suas “Challenge Coins”.
O presidente Clovis Santinon foi recebido com honras militares e acompanhado do diretor da Escola, coronel PM Marco Antonio de Oliveira Faria, e pelo diretor de Ensino e Cultura, coronel PM Santana.
Como a mais alta autoridade presente, Clovis Santinon encerrou os discursos no evento e destacou a importância da Polícia Militar na sociedade e a lealdade entre os colegas de farda.
“Estou hoje no Tribunal de Justiça Militar onde temos que lidar com os policiais militares que se desviam da carreira, muitas vezes, acabam respondendo processos na área cível e criminal, entretanto é uma quantidade muito pequena que não representa a corporação. O que representa a corporação são os mais de 99% dos policiais que vão estar trabalhando nas diversas cidades do estado de São Paulo proporcionando segurança à população. Os senhores tem que pensar dessa forma e em ajudar aqueles que precisam, além de cuidar um do outro porque isso é muito importante. Então, em primeiro lugar é a segurança e sempre dar apoio ao companheiro, por isso confiem no que é passado pelos instrutores, pois aqui temos os melhores”, disse o presidente do TJMSP.
Moeda Challenge Coin
IMPRENSA TJM