terça-feira, 12 de julho de 2022
Os procuradores Pedro Falabella Tavares de Lima e Luiz Antônio Castro de Miranda e o promotor Marcel Del Bianco Cestaro, representantes do Ministério Público que atuam no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), estiveram no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo na última sexta-feira, 8/7, para troca de experiências em prol da eficiência da Justiça Militar.
Os representantes do MP reuniram-se com o Comandante Geral da PMESP, coronel PMESP, Ronaldo Miguel Vieira; com o corregedor-geral da PMESP, coronel Eduardo Briciugui Martínez; com o chefe de Gabinete da Instituição, coronel Leandro Gomes Santana; e com o responsável pela área jurídica da Corporação, coronel José Raposo de Faria Neto. Durante a reunião, foram abordados temas comuns à Polícia Militar e à Justiça Militar, buscando o aperfeiçoamento das atividades em nome do interesse público.
No dia 23 de junho, o presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi, participou da cerimônia de formatura de 1.412 soldados de 2ª classe da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), no sambódromo do Anhembi, zona norte da capital. Os novos policiais, 1.147 homens e 265 mulheres, foram selecionados por meio de concurso público e passaram por um ano de treinamento na Escola Superior de Soldados.
No dia 4 de julho, o juiz Fernando Pereira participou do encontro local do Programa Justiça 4.0 e da Plataforma Digital do Poder Judiciário. A reunião aconteceu na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e teve como objetivo o monitoramento dos acordos de cooperação, além do acompanhamento dos planos de ação e de trabalho e da apresentação de boas práticas realizadas pelos tribunais. O encontro foi coordenado pelo secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener, e teve ainda representantes dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª e da 15ª Região (TRT2 e TRT15) e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). “Estamos implantando projetos a médio e longo prazo que nos colocam na vanguarda do uso de ferramentas tecnológicas a serviço da Justiça, algo relevante em um cenário de dificuldades orçamentárias”, destacou o secretário do CNJ.
No sábado, dia 9/7, o diretor da Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama, representou o TJMSP no tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 90 anos da Revolução Constitucionalista de 32. O evento teve a participação de várias unidades da Polícia Militar, de integrantes da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e de diversas autoridades civis e militares. Após o desfile, houve a cerimônia de entrega da Medalha da Constituição no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) a personalidades e entidades que colaboram na divulgação e incentivo dos ideais constitucionalistas de 1932. O ouvidor da Justiça Militar Estadual, juiz Clovis Santinon, e o juiz de Direito da 1ª Auditoria Militar, Ronaldo João Roth, foram condecorados com a medalha.
Por: Imprensa TJMSP