Você está em: 

Mensagem pelo Dia da Justiça

Postada em |

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Nesta quinta-feira, 8 de dezembro, o Poder Judiciário brasileiro comemora o Dia da Justiça. A data é comemorada desde 1940 em referência à Imaculada Conceição, padroeira da Justiça, cujo dia é também 8 de dezembro. O feriado forense foi instituído pelo Decreto-Lei nº 8.292, de 5 de dezembro de 1945. O Dia da Justiça foi celebrado oficialmente pela primeira vez em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Aproveitamos o ensejo da data para relembrar a história da Justiça Militar, que é a justiça mais antiga do Brasil. Bicentenária, foi criada em 1º de abril de 1808, com a instituição do Conselho Supremo Militar e de Justiça por meio de Alvará, com força de Lei, do Príncipe Regente de Portugal, D. João.

No Estado de São Paulo, a Justiça Militar foi criada embrionariamente junto à Força Pública em 1896 e, por meio da Lei Estadual nº 2.856, de 8 de janeiro de 1937, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo foi criado, tendo sido oficialmente instalado aos 25 de fevereiro de 1937.

Compete à Justiça Militar do Estado de São Paulo processar e julgar os militares do Estado (integrantes da Polícia Militar, incluindo os bombeiros) nos crimes militares definidos em lei, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil, e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao TJMSP decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduação das praças da PMESP.

Ao propiciar uma resposta efetiva para a sociedade diante dos processos criminais e administrativos que atingem militares no cumprimento de suas missões, aplicando a legislação disciplinar e penal militar aos militares estaduais, a Justiça Militar atua para a promoção da Justiça, da ordem pública e da paz social, fundamentais à cidadania e ao Estado Democrático de Direito. Acaba, pois, por contribuir para que as instituições militares – cujo ponto de honra está em serem estáveis, eficazes e organizadas – possam bem desempenhar a sua relevante missão institucional no plano da ordem e segurança públicas, impulsionando o aperfeiçoamento da tropa no respectivo âmbito de atuação.

A atuação do TJMSP é um exemplo da importância do Poder Judiciário do Brasil e de todos que nele prestam serviços. Como oportunamente destacado pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, em sua posse em setembro último, sem um Poder Judiciário independente e forte não há democracia.

Assim, nesta data, homenageamos magistradas, magistrados, servidoras, servidores e todas e todos que integram o Poder Judiciário e trabalham para a construção de um país mais justo, reafirmando nosso compromisso de permanecermos empenhados na busca da excelência e da qualidade para continuar bem atendendo a sociedade.

Orlando Eduardo Geraldi

Presidente do TJMSP

Notícias relacionadas:

A imagem mostra uma servidora observando atentamente a tela de um computador, onde está aberto o formulário da Consulta Pública – Metas do Poder Judiciário 2026. O ambiente é um espaço de trabalho, com mesa clara, teclado e torre de computador da marca Lenovo. O monitor exibe o site da consulta, com texto explicativo sobre o processo participativo. Ao fundo, há outro monitor secundário, parcialmente visível. A servidora está de perfil, usa óculos e transmite concentração na leitura do conteúdo, reforçando a ideia de engajamento institucional com a construção das metas do Judiciário.

Últimos dias para participar da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias