Você está em: 

TJMSP participa do lançamento da Cartilha “Assédio na caserna: dizer não, não é insubordinação”

Postada em |

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Na tarde da última segunda-feira (29/7), o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) marcou presença em solenidade na Procuradoria de Justiça Militar em São Paulo, onde ocorreu o lançamento da cartilha “Assédio na caserna: dizer não, não é insubordinação”. Representando o TJMSP, esteve presente a Dra. Maria Elisa Terra Alves, Juíza de Direito Substituta desta Corte.

Participantes da solenidade de treinamento

A cartilha tem como objetivo orientar as mulheres militares a reconhecerem situações de assédio, buscando apoio e punição para assediadores. Idealizada pela Procuradora de Justiça Militar Helena Mercês Claret da Mota, em parceria com representantes do Exército, Aeronáutica, Marinha e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a iniciativa integra o Projeto Proteção Jurídica da Mulher Militar.

Durante o evento, a Procuradora Helena Mercês Claret da Mota destacou a importância da informação na luta contra o assédio: “Para combatê-las, a informação é a principal arma. Garantir que todos saibam o que é o assédio e que certos comportamentos são inaceitáveis é o principal caminho para a prevenção e eliminação dessa prática”. Ela agradeceu a presença das autoridades e enfatizou a necessidade de que as Forças Armadas atue em prol da conscientização sobre o assédio, informando de forma acessível como denunciar.

No conteúdo, a Procuradora ressalta que “a inclusão feminina na defesa nacional requer o envolvimento de todos, na busca pela igualdade e o respeito em toda a tropa”. A cartilha pode ser acessada aqui.

O TJMSP parabeniza a Procuradoria de Justiça Militar pela importante ação, reiterando seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todas e todos.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias