Você está em: 

TJMSP prestigia solenidade de entrega dos Espadins na Academia do Barro Branco

Postada em |

sexta-feira, 06 de junho de 2025

Na manhã desta sexta-feira, 6 de junho, a Academia de Polícia Militar do Barro Branco foi palco de uma das cerimônias mais tradicionais e simbólicas da formação militar: a entrega dos Espadins. O evento marcou a trajetória de 201 cadetes — sendo 164 homens e 37 mulheres — da turma “Heróis Paulistas da FEB – 80 anos do Barro Branco”, que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais em fevereiro de 2025.

Representando o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo – TJMSP, estiveram presentes o presidente da Corte, desembargador militar Enio Luiz Rossetto, e o ouvidor do TJMSP, desembargador militar Orlando Eduardo Geraldi, que prestigiaram a solenidade ao lado de diversas autoridades civis e militares.

A cerimônia contou ainda com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do comandante Militar do Sudeste, General Pedro Celso Coelho Montenegro, do secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streinfinger, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho. Também participaram o coronel Cássio Araújo de Freitas, paraninfo da turma, o vice-prefeito da capital, coronel Mello Araújo, além de familiares e amigos dos cadetes, que acompanharam emocionados este importante marco na carreira dos futuros oficiais.

A Solenidade do Espadim representa a transição oficial dos cadetes para a vida militar plena. O espadim, pequeno sabre entregue durante a cerimônia, simboliza a honra, a disciplina e o compromisso com a carreira escolhida. Na ocasião, os cadetes prestam um juramento solene, reafirmando seus valores e responsabilidades diante da sociedade.

Com origens históricas que remontam à Rússia, onde simbolizava autoridade e comando, o espadim tornou-se um ícone das escolas de formação militar em todo o mundo, incluindo a Academia do Barro Branco e a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). A tradição reforça o reconhecimento ao esforço, à dedicação e à superação exigidos durante o rigoroso curso de formação.

Por Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Claudia Brogno Marques Linhares, Diretora da Divisão do TJRJ, Dra. Cláudia Márcia Gonçalves Vidal, Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Marcio Castro de Aguiar, Diretor do Departamento do TJRJ (participou da última mesa), Seila Rodrigues Penteado, Escrevente Técnico Judiciário do TJMSP, Leomar Marchesini Zuravki, Professora da UNINTER, Dra. Renata Flores Tibiryçá, Defensora Pública da DP/SP, e Renato de Oliveira Mota, Chefe da Seção Socioambiental e de Acessibilidade do TJMSP.

II Encontro Nacional celebra 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão e debate sua aplicação no Judiciário

Postada em |
Categoria: Acessibilidade
Arte de divulgação da 3ª Jornada de Direito Penal Internacional na Proteção dos Direitos Humanos. No centro, há um mapa-múndi em tom bege claro, sobre o qual aparecem dois marcos: à esquerda, o prédio do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo com a bandeira do Brasil; à direita, um castelo representando a cidade de Nuremberg, na Alemanha, com a bandeira alemã. Os dois pontos estão conectados por uma linha vermelha que passa pelo logotipo da Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo (EJMSP). Na parte superior, em destaque, está o título do evento: “3ª Jornada de Direito Penal Internacional na Proteção dos Direitos Humanos”. Na parte inferior, aparecem as datas de cada etapa: São Paulo – 24 a 27/11/2025 Nuremberg – 8 a 12/12/2025 Abaixo, consta a organização, com os nomes dos professores Flávio de Leão Bastos Pereira, Marcos Alexandre Coelho Zilli e Paulo Adib Casseb, acompanhados dos logotipos da Friedrich Alexander Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), do International Criminal Law Research Unit of the FAU (ICLU) e da International Nuremberg Principles Academy.

3ª Jornada de Direito Penal Internacional na Proteção dos Direitos Humanos

Postada em |
Categoria: EJMSP
Apresentador aponta para tela com o título Dados de uso Lexia. À frente, o público assiste

1.º Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe sobre Inteligência Artificial (IA) promove debates sobre o tema no DF

Postada em |
Categoria: Inovação

Noticias