Você está em: 

Histórias que inspiram

Postada em |

Evento no TJMSP celebra o Dia Internacional da Mulher

terça-feira, 8/3/2022

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo realizou na terça-feira, 8 de março, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, com participação de Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, e de Maria Elisa Terra Alves, Juíza de Direito Substituta do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. 

Na abertura do evento, promovido pela Diretoria de Recursos Humanos, realizado por videoconferência e voltado ao público interno, o Presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi, parabenizou as mulheres pelo seu dia, citando os avanços da instituição em relação à equidade de gênero: do total de servidores do Tribunal, 38,65% são mulheres e elas ocupam atualmente 43,2% dos cargos de gestão, o que representa um aumento de 3,71% em comparação a 2020.

Na sequência, Antônia Marina trouxe aos participantes seu depoimento a respeito das dificuldades que enfrentou em sua trajetória profissional: a magistrada ingressou no mercado de trabalho como empregada doméstica. “Não são percalços só meus, mas de muitas de nós, em especial das que têm origem em extratos sociais menos favorecidos”, afirmou. Após ressaltar a importância de sua mãe como maior fonte de inspiração, a juíza incentivou as mulheres a continuar superando as dificuldades para alcançar seus objetivos, lembrando que, em determinada época de sua vida, seu sonho era “trabalhar na sombra e com a roupa limpa”. 

Maria Elisa Terra Alves encerrou o evento destacando que a questão da autoestima das mulheres é essencial para conseguirem relações mais igualitárias. “O primeiro passo é não deixar que padrões sociais, econômicos e masculinos nos limitem”, disse a magistrada.

Leia abaixo a íntegra da mensagem do Presidente do TJMSP em alusão ao Dia Internacional da Mulher:

“Nesta terça-feira, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. É inegável que muitos avanços na área de equidade de gênero foram obtidos nas últimas décadas – em 2022, por exemplo, o Brasil celebra os 90 anos da instituição do voto feminino, direito estabelecido pelo Código Eleitoral em 24 de fevereiro de 1932. Mas sabemos que, em todo o mundo, ainda temos um longo caminho a trilhar de forma a garantir condições mais igualitárias em todas as esferas da sociedade.  

No Poder Judiciário, em especial, temos o desafio de abrir mais oportunidades às mulheres, como demonstra uma pesquisa conduzida pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra. Segundo o levantamento, divulgado hoje pelo jornal Correio Braziliense, o Brasil possui 11,1% de mulheres em suas cortes. A pesquisa, que avaliou o Judiciário de 51 países entre 2000 e 2021, destaca que a média global é de 26%.

Neste ponto, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo tem apresentado avanços. Recentemente tivemos o ingresso, em nossa corte, da terceira magistrada mulher do Tribunal, a Doutora Maria Elisa Terra Alves, Juíza de Direito Substituta desta JME desde abril de 2021.

Em termos de efetivo, registramos índices positivos, com uma composição equilibrada de servidores: hoje o TJMSP possui 38,65% de mulheres e 61,35% de homens. Além disso, atualmente 43,2% dos cargos de gestão do Tribunal são ocupados por mulheres, o que representa um aumento de 3,71% em comparação a 2020. Para que esses indicadores continuem a melhorar, temos apoiado de forma irrestrita os trabalhos do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, que tem como objetivo propor políticas institucionais internas de valorização da mulher exatamente para ampliar a sua participação em todas as áreas da JMESP.

Assim, neste Dia Internacional da Mulher, reafirmamos o compromisso desta JME com o propósito de estabelecer todas as ações ao nosso alcance para contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e pacífica, sem desigualdades e preconceitos de gênero.

Juiz Orlando Eduardo Geraldi

Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo”

Juíza Maria Elisa Terra Alves (TJMSP), Juíza Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros (TJBA) e Juiz Presidente Orlando Eduardo Geraldi (TJMSP)

Juíza Antônia Marina Aparecida de Paula Faleiros (TJBA) e Juíza Maria Elisa Terra Alves (TJMSP)

Notícias relacionadas:

Presidente do TJMSP prestigia solenidade pelos 76 anos do Presídio Militar Romão Gomes

Postada em |
Grupo de Trabalho coordenado por Helena Mercês Claret da Mota, secretária da SDHRI, e composto pelos seguintes integrantes: Marcelo Weitzel Rabello de Souza (secretário de Promoção dos Direitos das Vítimas); Andrea Cristina Marangoni Muniz (ouvidora das Mulheres do MPM); Caroline de Paula Oliveira Piloni (secretária-adjunta de Promoção dos Direitos das Vítimas); Karollyne Dias Gondim Neo (secretária-adjunta de Direitos Humanos); e Cristiane Pereira Machado (coordenadora do Núcleo de Incentivo à Autocomposição).

Protocolo de Atuação com Perspectiva de Gênero é lançado pelo Ministério Público Militar

Postada em |
Des. mil. Ricardo Juhás Sanches, Cel. Beatriz de Assis Bastos, Morassi, promotora de justiça Giovana Ortolano Guerreiro, Cel Hugo Araujo dos Santos e des. mil. Orlando Eduardo Geraldi

Direitos Humanos na Era Digital é foco de evento da Polícia Militar Rodoviária no TJMSP

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias