Você está em: 

Novembro Azul: a prevenção do câncer de próstata salva vidas

Postada em |

Números do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou mais de 62 mil mortes causadas por câncer de próstata entre 2019 e 2022. Somente em 2022, 15.841 homens perderam a vida em consequência da doença – o equivalente a 43 mortes por dia. Segundo a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 72 mil casos novos de câncer de próstata no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, com cerca de 15% dos casos, ficando só atrás do câncer de pele não melanoma.

Em escala global, ainda que 75% dos casos atinjam a população masculina a partir dos 65 anos, a incidência da doença cresce de forma considerável a partir dos 50 anos. O risco aumenta na presença de histórico familiar, fatores genéticos hereditários, excesso de gordura corporal e tabagismo.

Além da manutenção de hábitos saudáveis, os exames de rotina são extremamente importantes para obter um diagnóstico precoce, o qual proporciona melhores resultados no tratamento. Mesmo na ausência de sintomas, é aconselhável que homens com mais de 50 anos (ou 45 anos, no caso de pacientes negros ou que possuam histórico de câncer de próstata na família) mantenham um acompanhamento regular com o urologista, que deve conduzir o exame de toque retal e o exame de PSA, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – o Antígeno Prostático Específico (PSA).

Em todo o mundo, anualmente, diversas instituições divulgam informações referentes à prevenção do câncer de próstata, como parte da campanha “Novembro Azul”. A iniciativa teve origem em 2003 na cidade de Melbourne, na Austrália, e chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

Dentre as ações realizadas pelo Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), o juiz de direito do Juízo Militar Titular da 2ª Auditoria Militar Estadual (2ª AME), Lauro Ribeiro Escobar Júnior, promoveu uma roda de conversa em que compartilhou a sua experiência de diagnóstico com servidoras e servidores, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e formas de prevenção do câncer de próstata.

O TJMSP também divulga o conteúdo produzido pelo INCA/Ministério da Saúde com as principais informações sobre o tema e ilumina as fachadas do seu edifício-sede em azul durante o mês de novembro para ajudar na conscientização da importância do diagnóstico precoce e das formas de prevenção.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Alunos do curso técnico de Recursos Humanos do Senac visitam o TJMSP

Postada em |
Categoria: drh
Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV COMAR, o professor Marco Tulio de Castro Vasconcelos, docente titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico do Mackenzie, e o juiz de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, da 3ª Auditoria Militar do TJMSP.

Corte prestigia o IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Juiz de Direito do Juízo Militar Titular da 2ª AME, Dr. Lauro Ribeiro Escobar Junior, o Diretor de Recursos Humanos, Leandro Tresinari Granjeiro, o Diretor de Tecnologia da Informação, Alessandro Gonçalves Torlezi e o Supervisor de Serviços de Planejamento e Recursos Humanos José Mario de Castro Bello

TJMSP anuncia novo concurso público com vagas para níveis médio e superior

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias