Você está em: 

Presidente do TJMSP prestigia os 83 anos da Justiça Militar de Minas Gerais

Postada em |

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Clovis Santinon, participou nesta segunda-feira, 09/11, das comemorações dos 83 anos da criação da Justiça Militar de Minas Gerais.


Às 14 horas, foi realizada a inauguração do retrato do desembargador James Ferreira dos Santos na Galeria dos ex-presidentes para familiares e número limitado de servidores por conta da pandemia da Covid-19.

A participação do presidente do TJMSP aconteceu através do webinário “Questões Contemporâneas da Justiça Militar”. Participaram ainda o ministro do STM, Péricles Aurélio Lima de Queiroz, o presidente do TJMMG, Fernando José Armando Ribeiro e o presidente do TJMRS, Fabio Duarte Fernandes.

O ministro Péricles de Queiroz abriu as exposições e falou sobre as últimas alterações no trabalho da Justiça Militar. Em seguida a palavra foi passada ao presidente do TJMSP.

Clovis Santinon falou sobre a atuação da Justiça Militar Paulista em atos disciplinares e citou exemplos de como a atuação da corte castrense pode ter um papel determinante em desvios de conduta de policiais militares.


O presidente do TJMSP discorreu, ainda, sobre a possibilidade da cassação de proventos e manutenção da suspensão de posto e patente. Se o crime é cometido quando o PM está na ativa, ele terá que juntar seu tempo na corporação e complementar com outra atividade e se aposentar pelo regime geral da Previdência. É entendimento no Tribunal que se o réu cometeu o crime já na inatividade, ele poderá manter os proventos, porém, perde o posto e patente, concluiu Santinon.

IMPRENSA TJMSP

Notícias relacionadas:

A imagem mostra uma servidora observando atentamente a tela de um computador, onde está aberto o formulário da Consulta Pública – Metas do Poder Judiciário 2026. O ambiente é um espaço de trabalho, com mesa clara, teclado e torre de computador da marca Lenovo. O monitor exibe o site da consulta, com texto explicativo sobre o processo participativo. Ao fundo, há outro monitor secundário, parcialmente visível. A servidora está de perfil, usa óculos e transmite concentração na leitura do conteúdo, reforçando a ideia de engajamento institucional com a construção das metas do Judiciário.

Últimos dias para participar da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias