Você está em: 

TJMSP participa do lançamento da Cartilha “Assédio na caserna: dizer não, não é insubordinação”

Postada em |

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Na tarde da última segunda-feira (29/7), o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) marcou presença em solenidade na Procuradoria de Justiça Militar em São Paulo, onde ocorreu o lançamento da cartilha “Assédio na caserna: dizer não, não é insubordinação”. Representando o TJMSP, esteve presente a Dra. Maria Elisa Terra Alves, Juíza de Direito Substituta desta Corte.

Participantes da solenidade de treinamento

A cartilha tem como objetivo orientar as mulheres militares a reconhecerem situações de assédio, buscando apoio e punição para assediadores. Idealizada pela Procuradora de Justiça Militar Helena Mercês Claret da Mota, em parceria com representantes do Exército, Aeronáutica, Marinha e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a iniciativa integra o Projeto Proteção Jurídica da Mulher Militar.

Durante o evento, a Procuradora Helena Mercês Claret da Mota destacou a importância da informação na luta contra o assédio: “Para combatê-las, a informação é a principal arma. Garantir que todos saibam o que é o assédio e que certos comportamentos são inaceitáveis é o principal caminho para a prevenção e eliminação dessa prática”. Ela agradeceu a presença das autoridades e enfatizou a necessidade de que as Forças Armadas atue em prol da conscientização sobre o assédio, informando de forma acessível como denunciar.

No conteúdo, a Procuradora ressalta que “a inclusão feminina na defesa nacional requer o envolvimento de todos, na busca pela igualdade e o respeito em toda a tropa”. A cartilha pode ser acessada aqui.

O TJMSP parabeniza a Procuradoria de Justiça Militar pela importante ação, reiterando seu compromisso com a promoção de um ambiente seguro e respeitoso para todas e todos.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

A imagem mostra um selo circular prateado com o texto “Programa Brasileiro GHG Protocol” na parte superior, acompanhado de uma faixa estilizada nas cores verde, amarela e azul, remetendo à bandeira do Brasil. No centro, em letras cinza e azuis, lê-se: PRATA 2024 Na borda inferior, aparece a inscrição “INVENTÁRIO COMPLETO”, também em azul. O selo simboliza a certificação concedida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol às organizações que publicam inventários completos de emissões de gases de efeito estufa, abrangendo os escopos 1 e 2.

Evento nacional posiciona TJMSP entre instituições comprometidas com a transparência e a agenda climática

Postada em |
Categoria: Sustentabilidade
Em frente a parede de madeira, um malhete está sobre livros enfileirados

Dia do(a) Advogado(a): compromisso com a Justiça e a cidadania

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Arte e natureza em diálogo: integrantes do TJMSP visitam exposição de Monet e o acervo do MASP 

Noticias