Você está em: 

Presidente do TJMSP recebe Colar e Medalha do Mérito Judiciário Militar na comemoração de 87 anos da Justiça Militar mineira

Postada em |

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo – TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rosseto, prestigiou na manhã da quinta-feira, 7/11, o evento em comemoração aos 87 anos da Justiça Militar de Minas Gerais.

Desembargador militar Enio Luiz Rossetto é agraciado no TJMMG

A sessão solene do Pleno do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais – TJMMG, que marcou a comemoração, foi aberta pelo presidente do TJMMG, desembargador Jadir Silva, que ressaltou a relevância de evento para a Justiça Militar mineira, que “tem por missão e visão a garantia de uma prestação jurisdicional efetiva no âmbito de sua competência, objetivando ser reconhecida pela sociedade como uma Justiça especializada essencial para a promoção da paz social, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e, sobretudo, que contribua para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do povo mineiro, sempre cultuando valores como efetividade, integridade, transparência, ética e sustentabilidade”.

Durante a comemoração, o presidente do TJMSP foi agraciado com o Colar e a Medalha do Mérito Judiciário Militar – Edição 2024. A honraria, que também foi outorgada a outras autoridades, foi instituída por meio da Resolução n. 34, de 26 de setembro de 2000 e se destina a agraciar magistrados do TJMMG, bem como pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Militar mineira ou à sociedade.

A sessão solene foi realizada no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, com a presença de magistrados, servidores da corte, autoridades e convidados, que lotaram o espaço.

História
A Justiça Militar brasileira foi um dos primeiros ramos formais do sistema de justiça criado no país, com a vinda da família real portuguesa em 1808. A partir de 1934, a Justiça Militar esteve presente nas constituições brasileiras, figurando-se sempre como integrante do Poder Judiciário.

Em Minas Gerais a Justiça Militar foi criada em 1937, por meio da Lei n. 226, sendo instalada dois anos depois, em 1939, por ato assinado pelo então comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Por aproximadamente dez anos, funcionou como segmento especializado somente em primeiro grau de jurisdição.

Em 1946, por meio do Decreto-lei n. 1.630, foi criado o Tribunal Superior de Justiça Militar, passando a ser denominado Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais em 1954.

Por: Imprensa TJMSP

Participantes da solenidade em pé e enfileirados no auditório. Na primeira fileira, está o desembargador militar Enio Luiz Rossetto

Notícias relacionadas:

Vista externa da Câmara dos Deputados em dia ensolarado

Câmara dos Deputados aprova inclusão do crime de assédio sexual no Código Penal Militar

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Arte gráfica do 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, com fundo em tons de azul e círculo branco central contendo o logotipo do prêmio — formado por um arco laranja sobre uma figura azul estilizada — e o texto “2º Prêmio Inovação do Poder Judiciário”. No canto esquerdo, a inscrição “2025” e, no canto direito, o logotipo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na parte inferior, sobre faixa branca, estão os logotipos dos tribunais parceiros no projeto Banco de Sentenças da Justiça Militar: Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo e Superior Tribunal Militar.

Banco de Sentenças da Justiça Militar é finalista do 2º Prêmio de Inovação do Poder Judiciário

Postada em |
Categoria: Inovação

O uso e o impacto das câmeras corporais da PM foram tema de palestra TJMSP

Postada em |

Noticias