Você está em: 

As sedes da Justiça Militar Paulista ao longo da história

Postada em |
Categoria: Homenagem

Desde sua instalação, em 25 de fevereiro de 1937, a Justiça Militar do Estado de São Paulo percorreu diferentes endereços até se estabelecer definitivamente na sede atual. Criado para atender às demandas da Força Pública e garantir a aplicação da lei dentro da corporação, o então Tribunal Superior de Justiça Militar foi inicialmente instalado em caráter provisório na Rua Alfredo Maia, nº 34, no edifício da antiga Caixa Beneficente da Força Pública.

Em 1942, o Tribunal foi transferido para a Avenida Tiradentes, nº 822, na região da Luz. Anos depois, passou a funcionar nos Campos Elíseos – na Alameda Eduardo Prado, nº 742,  onde permaneceu por mais de duas décadas.

Com o crescimento da Justiça Militar e a necessidade de readequação estrutural, novas mudanças ocorreram na década de 1960. O Tribunal foi instalado na Avenida Angélica, nº 1696, e, em 1967, mudou-se para a Rua Venceslau Brás, nº 67, onde funcionou até 1975. Essa fase marcou um período de maior organização administrativa, reunindo o Tribunal e as Auditorias em um mesmo endereço.

Diante da necessidade de uma sede definitiva, em 1973 foi aprovada a destinação orçamentária para a aquisição de um imóvel próprio. O Estado adquiriu, então, o prédio na Rua Dr. Vila Nova, nº 285, no bairro da Vila Buarque. O edifício já possuía uma trajetória histórica: até 1934, abrigou o Liceu Rio Branco e, posteriormente, o Instituto de Café do Estado de São Paulo. Após reformas e adaptações, a nova sede foi oficialmente inaugurada em 12 de janeiro de 1976, com a presença do Governador Paulo Egydio Martins.

Desde então, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) mantém-se nesse endereço, passando por constantes modernizações e ampliações. Localizado em uma região central da capital, próximo a instituições de ensino, cultura e saúde, o edifício reflete a solidez e a tradição da Justiça Militar paulista, garantindo um ambiente adequado para a prestação jurisdicional e a valorização da história institucional.

Nos próximos capítulos, continuaremos a apresentar a trajetória da Justiça Militar paulista e sua evolução ao longo dos anos. Acompanhe!

Notícias relacionadas:

Alunos do curso técnico de Recursos Humanos do Senac visitam o TJMSP

Postada em |
Categoria: drh
Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV COMAR, o professor Marco Tulio de Castro Vasconcelos, docente titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico do Mackenzie, e o juiz de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, da 3ª Auditoria Militar do TJMSP.

Corte prestigia o IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Juiz de Direito do Juízo Militar Titular da 2ª AME, Dr. Lauro Ribeiro Escobar Junior, o Diretor de Recursos Humanos, Leandro Tresinari Granjeiro, o Diretor de Tecnologia da Informação, Alessandro Gonçalves Torlezi e o Supervisor de Serviços de Planejamento e Recursos Humanos José Mario de Castro Bello

TJMSP anuncia novo concurso público com vagas para níveis médio e superior

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias