Você está em: 

Resolução regulamenta, em caráter permanente, a realização das sessões de julgamento do TJMSP de forma híbrida

Postada em |

segunda-feira, 2 de maio de 2022

As sessões de julgamento do Pleno e das Câmaras do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) poderão ser realizadas de maneira presencial, telepresencial ou mista, a critério de seus membros. Eis o que prevê o caput do art. 1º da Resolução nº 82/2022-AssPres, que regulamentou, em caráter permanente, a realização de forma híbrida das sessões de julgamento na segunda instância da Corte Castrense.

Os resultados alcançados com a realização do trabalho à distância durante o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19 (incluindo a realização de sessões e audiências por videoconferência) e a significativa redução de custos observada exatamente em decorrência da implementação provisória do trabalho remoto, bem como os reflexos na qualidade de vida e na produtividade de servidores(as) e magistrados(as), foram fatores considerados pelo Pleno para a decisão em Sessão Administrativa ocorrida no último dia 20/4.

As partes e seus defensores(as) serão regularmente intimados(as) da inclusão do processo em pauta de julgamento por meio do Diário da Justiça Militar Eletrônico (DJMe) ou do Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN). A pauta da sessão deverá, em regra, ser publicada com até 5 (cinco) dias úteis de antecedência e indicará a data e o horário da respectiva sessão e a relação dos processos que serão apreciados. O Ministério Público será intimado por meio eletrônico, assim como o(a) réu(ré) preso(a), com apoio da Direção do Presídio Militar Romão Gomes.

A sustentação oral poderá ocorrer de forma presencial ou telepresencial. Nesta segunda hipótese, o(a) representante legal, devidamente constituído(a) nos autos, deverá formalizar o pedido até 1 (um) dia útil antes da data da sessão de julgamento, por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico, disponibilizado no sítio eletrônico do Tribunal e observar os demais requisitos previstos na norma.

As partes e demais interessados(as) poderão acompanhar a sessão de julgamento de forma presencial ou telepresencial, hipótese esta em que também deverão solicitar acesso à transmissão pelo preenchimento do formulário eletrônico específico, disponibilizado no sítio eletrônico do Tribunal, na opção “simples acompanhamento do julgamento”, a qual também se destina aos(às) advogados(as) que não queiram realizar a sustentação oral. Nesse caso, o acesso à sessão de julgamento se dará por meio de “link” enviado ao endereço de “e-mail” fornecido no formulário eletrônico específico.

Para os fins da norma, considera-se sessão mista aquela em que magistrados(as), membros do Ministério Público, defensores(as) públicos(as), advogados(as) ou quaisquer das partes participem de forma presencial, na sede do Tribunal, enquanto outro(s) o faça(m) por meio telepresencial (a partir de ambiente físico externo às unidades judiciárias).

As sessões, quando forem realizadas de forma mista ou totalmente telepresencial, deverão observar a máxima equivalência possível com os atos realizados de forma totalmente presencial, assegurando a publicidade do ato e o pleno acesso e participação nas sessões ao Ministério Público, às partes e seus(suas) defensores(as), bem como a eventuais interessados(as), ressalvadas as hipóteses legais de segredo de justiça.

A Resolução, que entrou em vigor no dia 26 de abril, pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Servidoras e colaboradoras do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo posam para uma foto em grupo na quadra do Sesc, após participarem da atividade Princípios de defesa pessoal para mulheres. Ao fundo, é possível ver o espaço esportivo com piso de madeira, tatame azul e janelas amplas que permitem a entrada de luz natural. As participantes, sorridentes e descontraídas, demonstram união e entusiasmo após a vivência prática conduzida pelos(as) instrutores(as) da Polícia Militar.

Defesa pessoal e segurança feminina são temas de atividade no TJMSP

homem de vista frontal com blocos de madeira

Sustentabilidade no Judiciário é tema de evento internacional promovido pelo CNJ

Postada em |
Categoria: Sem categoria
mulher e homem olhando o celular e tablet

Participe da Pesquisa de Satisfação — prazo estendido até 9 de novembro

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias