Você está em: 

Agenda Institucional

Postada em |

terça-feira, 17 de maio de 2022

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) esteve presente no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que aconteceu entre os dias 10 e 13/5 no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), com o tema “História, Memória e Patrimônios”. O diretor da Escola Judiciária Militar do TJMSP, juiz Silvio Hiroshi Oyama, representou a instituição no evento promovido pelo TJPE, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Memojus Brasil, Memojutra, TRF5, TRE-PE, TRT e Justiça Federal de Pernambuco.

O Encontro, além de marcar o Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, objetiva valorizar a memória institucional do Poder Judiciário, promover o intercâmbio de experiências e o estreitamento dos laços entre os órgãos. A data foi instituída por meio da Resolução CNJ nº 316/2020 com o intuito de preservar, valorizar e divulgar o patrimônio histórico e cultural, bem como destacar a importância da Memória da Justiça brasileira.

Ainda no dia 10/5, o presidente do TJMSP, juiz Orlando Eduardo Geraldi, participou das comemorações do 23º aniversário do Jornal Semanário da Zona Norte, em São Paulo. O evento também contou com a presença do corregedor-geral, juiz Enio Luiz Rossetto, dos juízes do TJMSP Fernando Pereira e Clovis Santinon e do juiz de Direito da 2ª Auditoria Militar, Lauro Ribeiro Escobar Junior.

Já no dia 12/5, o presidente participou da abertura do XIV Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador/BA, que ocorreu até o dia 14/5. Realizado a cada três anos para aprimoramento do Poder Judiciário, o evento tem objetivos culturais e científicos sem fins lucrativos. Além de Orlando Eduardo Geraldi, o vice-presidente do TJMSP, Paulo Adib Casseb, e o juiz do TJMSP Clovis Santinon também prestigiaram o evento promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Considerado o maior evento do Poder Judiciário do Brasil, o encontro contou ainda com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do governador da Bahia, Rui Costa.

A Justiça Militar esteve em pauta e o vice-presidente do TJMSP e presidente da Coordenadoria da Justiça Militar da AMB, Paulo Adib Casseb conduziu a reunião que tratou de temas importantes para a sociedade e para a Magistratura.

Na sexta-feira, 13/5, o corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, Enio Luiz Rossetto, prestigiou a cerimônia de entrega de espadins aos 199 novos alunos-oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), em São Paulo. Os novos alunos oficiais iniciarão o curso em julho deste ano, com previsão de término para julho de 2025. O espadim entregue no início do curso é o símbolo do cadete e representa o patriotismo e a justiça. Com uma tradição de mais de um século, a honraria acompanha o aluno-oficial até a sua formatura como aspirante a oficial, momento em que é trocado por uma espada.

Por: Imprensa TJMSP

II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário
João Carlos Dias, diretor do Semanário da Zona Norte e Lauro Ribeiro Escobar Junior
João Carlos Dias e Clovis Santinon
Enio Luiz Rossetto, Orlando Eduardo Geraldi e Fernando Pereira
Ministro Luiz Fux faz abertura do XIV Congresso Brasileiro de Magistrados

Notícias relacionadas:

Servidoras e colaboradoras do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo posam para uma foto em grupo na quadra do Sesc, após participarem da atividade Princípios de defesa pessoal para mulheres. Ao fundo, é possível ver o espaço esportivo com piso de madeira, tatame azul e janelas amplas que permitem a entrada de luz natural. As participantes, sorridentes e descontraídas, demonstram união e entusiasmo após a vivência prática conduzida pelos(as) instrutores(as) da Polícia Militar.

Defesa pessoal e segurança feminina são temas de atividade no TJMSP

homem de vista frontal com blocos de madeira

Sustentabilidade no Judiciário é tema de evento internacional promovido pelo CNJ

Postada em |
Categoria: Sem categoria
mulher e homem olhando o celular e tablet

Participe da Pesquisa de Satisfação — prazo estendido até 9 de novembro

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias