Você está em: 

TJMSP entrega brinquedos para cooperativa de reciclagem

Postada em |

segunda-feira, 10/10/2022

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) realizou nesta segunda-feira, 10/10, a entrega de 67 kits de brinquedos para a cooperativa Cooper Glicério, como resultado da campanha “Dia das Crianças Solidário”.

Os brinquedos foram arrecadados entre magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas e terceirizados do tribunal para serem doados às crianças das famílias de 37 trabalhadoras e trabalhadores da Cooper Glicério – cooperativa selecionada por meio de processo de chamamento público aberto à sociedade para receber a destinação de resíduos recicláveis do TJMSP.

Fundada em 2006 por catadores de materiais recicláveis que trabalhavam por conta própria, realizando coleta com carroças no centro de São Paulo, a Cooper Glicério busca melhorar as condições de trabalho e potencializar a comercialização de materiais, buscando criar relações de negócio com compradores, empresas, ONGs e o poder público.

Essa foi a segunda doação da campanha “Dia das Crianças Solidário” do TJMSP. No ano passado, foram entregues 42 kits de brinquedos, arrecadados em 2020 e 2021, à Cooperativa Coopere.

Responsabilidade socioambiental

O TJMSP atualmente realiza a gestão de 100% dos resíduos gerados em suas atividades e destina os materiais recicláveis para reaproveitamento. A iniciativa valoriza a ação dos trabalhadores que se dedicam à reciclagem dos materiais ao mesmo tempo em que promove a preservação do meio ambiente.

O objetivo é minimizar os eventuais impactos ambientais negativos gerados pelo TJMSP em decorrência de suas atividades, aprimorando as ações voltadas à gestão de resíduos sólidos. A ação está prevista no Plano de Logística Sustentável do TJMSP e atende a meta 7 do Plano Estratégico do tribunal (Fortalecer as práticas de sustentabilidade), bem como a Meta Nacional 9 do Poder Judiciário Brasileiro (Realizar ações que visem à difusão da cultura da inovação em suas diversas dimensões e nas interações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, no âmbito do Poder Judiciário).

Agenda 2030 é um compromisso global assumido em 2015 por 193 países, incluindo o Brasil. A agenda é coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e propõe a ação de governos, instituições, empresas e a sociedade em geral para o enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo. Foram eleitos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionados com a efetivação dos direitos humanos e a promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, econômica, ambiental e institucional.

Além disso, com essa atuação o TJMSP cumpre sua parte no Pacto Global da ONU, do qual é signatário, e que possui 10 princípios universais a serem seguidos pelas organizações – o princípio número 7 estabelece a adoção de práticas para uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Imagem com fundo azul claro. À esquerda, está o logotipo do Banco de Sentenças das Justiças Militares, composto pelas letras “B” e “S” estilizadas em branco, acompanhadas de um martelo de juiz. Ao lado, o nome da plataforma aparece em letras brancas: BANCO DE SENTENÇAS Justiças Militares Abaixo do logotipo, em destaque, a frase: Banco de Sentenças das Justiças Militares é finalista do Prêmio CONIP 2025 À direita da imagem, há uma ilustração de um monitor de computador com a tela inicial da plataforma aberta.

Banco de Sentenças das Justiças Militares é finalista do Prêmio CONIP 2025

Postada em |
Categoria: Inovação
Cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco conduzem o cortejo simbólico de seis combatentes da Revolução de 1932

Presidente do TJMSP participa das comemorações dos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Postada em |
Categoria: Sem categoria

TJMSP recebe evento sobre Polícia Judiciária Militar e Direitos Humanos na Era Digital

Postada em |

Noticias