Você está em: 

Ranking da Transparência 2024: CNJ inicia avaliação dos Portais do Poder Judiciário

Postada em |

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Na última semana, foi iniciada a avaliação dos portais dos órgãos do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo que visa mensurar a transparência e acesso à informação aos cidadãos através do Ranking da Transparência. Instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, ele analisa a disponibilidade e acessibilidade de informações essenciais nos portais judiciais.

Em sua 7ª edição, conforme estabelecido pela Portaria CNJ n. 25/2024, o Ranking da Transparência 2024 focará no período de abril e maio para a sua avaliação. O escopo abrange uma variedade de elementos, incluindo desde informações básicas, como telefones de unidades e horários de atendimento, até prestação de contas, nomes dos servidores em regime de teletrabalho e detalhes contratuais dos órgãos da justiça.

Dentre os 86 itens avaliados, destacam-se a divulgação do calendário de sessões, a pauta de julgamentos, além da presença de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em manifestações públicas, evidenciando o compromisso com a inclusão e participação populares. Nesta edição, também serão verificados links de acesso aos principais serviços de atendimento ao usuário, como PJe, Balcão Virtual e Primeiro Atendimento/Juizados Especiais, no tema Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Os resultados do Ranking 2024, aguardados para agosto, serão divididos em categorias que englobam os diferentes ramos do Poder Judiciário, incluindo Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Militar Estadual, Eleitoral, Tribunal Superior e Conselho. Em 2023, 73 dos 94 órgãos de Justiça alcançaram mais de 90% de cumprimento dos itens avaliados, representando um aumento significativo em relação à edição anterior. É o caso do TJMSP, que atingiu 90,24% dos pontos no Ranking 2023.

A melhora nos índices reflete um compromisso crescente com a transparência e a acessibilidade por parte dos órgãos do Poder Judiciário, estabelecendo um padrão mais alto de responsabilidade institucional.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Alunos do curso técnico de Recursos Humanos do Senac visitam o TJMSP

Postada em |
Categoria: drh
Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV COMAR, o professor Marco Tulio de Castro Vasconcelos, docente titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico do Mackenzie, e o juiz de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, da 3ª Auditoria Militar do TJMSP.

Corte prestigia o IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Juiz de Direito do Juízo Militar Titular da 2ª AME, Dr. Lauro Ribeiro Escobar Junior, o Diretor de Recursos Humanos, Leandro Tresinari Granjeiro, o Diretor de Tecnologia da Informação, Alessandro Gonçalves Torlezi e o Supervisor de Serviços de Planejamento e Recursos Humanos José Mario de Castro Bello

TJMSP anuncia novo concurso público com vagas para níveis médio e superior

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Noticias