Você está em: 

Conheça a UMF das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, criada pelo CNJ

Postada em |
Categoria: ESG

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) reforça a importância de iniciativas voltadas à proteção e promoção dos Direitos Humanos, destacando a Resolução nº 364, de 12 de janeiro de 2021, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ato normativo instituiu a Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UMF/CNJ), com o objetivo de garantir o cumprimento das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo Estado brasileiro.

A UMF/CNJ tem como foco monitorar e fiscalizar as medidas adotadas pelo Poder Público em resposta às sentenças, medidas provisórias e opiniões consultivas emitidas pela Corte Interamericana. Trata-se de um passo crucial para assegurar que as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em matéria de Direitos Humanos sejam devidamente respeitadas e executadas no âmbito nacional.

Realizada em dezembro de 2020, outra iniciativa do CNJ foi firmar um Memorando de Entendimento com a Corte Interamericana de Direitos Humanos. A parceria interinstitucional tem como uma das metas a criação de um repositório online da jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa, traduzindo e tornando acessíveis ao público as decisões, pareceres consultivos e medidas provisórias relacionadas ao Brasil, o que contribui com a disseminação do conhecimento sobre os Direitos Humanos e o Direito Internacional no País.

Interessados(as) podem acessar as publicações e dados sobre casos contenciosos envolvendo o Estado brasileiro e a jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa por meio do site do CNJ

O TJMSP reafirma seu compromisso com a promoção dos Direitos Humanos, alinhando-se às iniciativas do CNJ para fortalecer o respeito às decisões internacionais e a transparência nas ações voltadas à justiça e à dignidade humana.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Mesa com autoridades na solenidade de entrega da Medalha Grã-Cruz do TRT-2

Judiciário Paulista é agraciado com a Medalha Grã-Cruz do TRT da 2ª Região

Postada em |
A servidora Seila Rodrigues Penteado está sentada em sua estação de trabalho, sorridente, olhando para a câmera. Ela usa óculos de grau e uma blusa branca de mangas curtas. Com a mão direita no teclado, aparece diante de dois monitores: o da esquerda exibe uma planilha do Excel e o da direita mostra uma tela azul com informações administrativas. O ambiente é um escritório iluminado, com móveis de madeira clara e outros equipamentos de trabalho ao fundo.

Das muitas cores de setembro: vozes que revelam a dignidade na inclusão

Postada em |
Categoria: Acessibilidade
À direita, o texto em azul: Resultado final iGovTIC-JUD 2025. Abaixo, logo do CNJ e do Integra. À esquerda, painel na tela de tablet.

Em reconhecimento inédito, TJMSP conquista nível de excelência no IGov-TIC 2025

Postada em |
Categoria: Inovação

Noticias