Você está em: 

Conheça a UMF das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, criada pelo CNJ

Postada em |
Categoria: ESG

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) reforça a importância de iniciativas voltadas à proteção e promoção dos Direitos Humanos, destacando a Resolução nº 364, de 12 de janeiro de 2021, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ato normativo instituiu a Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UMF/CNJ), com o objetivo de garantir o cumprimento das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo Estado brasileiro.

A UMF/CNJ tem como foco monitorar e fiscalizar as medidas adotadas pelo Poder Público em resposta às sentenças, medidas provisórias e opiniões consultivas emitidas pela Corte Interamericana. Trata-se de um passo crucial para assegurar que as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em matéria de Direitos Humanos sejam devidamente respeitadas e executadas no âmbito nacional.

Realizada em dezembro de 2020, outra iniciativa do CNJ foi firmar um Memorando de Entendimento com a Corte Interamericana de Direitos Humanos. A parceria interinstitucional tem como uma das metas a criação de um repositório online da jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa, traduzindo e tornando acessíveis ao público as decisões, pareceres consultivos e medidas provisórias relacionadas ao Brasil, o que contribui com a disseminação do conhecimento sobre os Direitos Humanos e o Direito Internacional no País.

Interessados(as) podem acessar as publicações e dados sobre casos contenciosos envolvendo o Estado brasileiro e a jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa por meio do site do CNJ

O TJMSP reafirma seu compromisso com a promoção dos Direitos Humanos, alinhando-se às iniciativas do CNJ para fortalecer o respeito às decisões internacionais e a transparência nas ações voltadas à justiça e à dignidade humana.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias