Você está em: 

Conheça a UMF das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, criada pelo CNJ

Postada em |
Categoria: ESG

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) reforça a importância de iniciativas voltadas à proteção e promoção dos Direitos Humanos, destacando a Resolução nº 364, de 12 de janeiro de 2021, editada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Este ato normativo instituiu a Unidade de Monitoramento e Fiscalização das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (UMF/CNJ), com o objetivo de garantir o cumprimento das decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo Estado brasileiro.

A UMF/CNJ tem como foco monitorar e fiscalizar as medidas adotadas pelo Poder Público em resposta às sentenças, medidas provisórias e opiniões consultivas emitidas pela Corte Interamericana. Trata-se de um passo crucial para assegurar que as obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em matéria de Direitos Humanos sejam devidamente respeitadas e executadas no âmbito nacional.

Realizada em dezembro de 2020, outra iniciativa do CNJ foi firmar um Memorando de Entendimento com a Corte Interamericana de Direitos Humanos. A parceria interinstitucional tem como uma das metas a criação de um repositório online da jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa, traduzindo e tornando acessíveis ao público as decisões, pareceres consultivos e medidas provisórias relacionadas ao Brasil, o que contribui com a disseminação do conhecimento sobre os Direitos Humanos e o Direito Internacional no País.

Interessados(as) podem acessar as publicações e dados sobre casos contenciosos envolvendo o Estado brasileiro e a jurisprudência da Corte IDH em língua portuguesa por meio do site do CNJ

O TJMSP reafirma seu compromisso com a promoção dos Direitos Humanos, alinhando-se às iniciativas do CNJ para fortalecer o respeito às decisões internacionais e a transparência nas ações voltadas à justiça e à dignidade humana.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Des. mil. Ricardo Juhás Sanches, Cel. Beatriz de Assis Bastos, Morassi, promotora de justiça Giovana Ortolano Guerreiro, Cel Hugo Araujo dos Santos e des. mil. Orlando Eduardo Geraldi

Direitos Humanos na Era Digital é foco de evento da Polícia Militar Rodoviária no TJMSP

Postada em |
Categoria: Institucional
Presidentes dos Tribunais de Justiça na abertura do XVI Consepre, em São Luís, Maranhão

Presidente do TJMSP participa da abertura do XVI Encontro do Consepre

Postada em |
Categoria: Institucional

TJMSP recebe palestra sobre o panorama atual dos sequestros

Postada em |

Noticias