Você está em: 

Inscreva-se para a palestra “Jurisvivência e Justiça Militar: narrativas negras contra o racismo estrutural”, ministrada pela Dra. Flávia Martins de Carvalho

Postada em |
Categoria: Equidade Racial

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo promoverá no dia 30 de maio, às 15h, a palestra “Jurisvivência e Justiça Militar: narrativas negras contra o racismo estrutural”, ministrada pela Dra. Flávia Martins de Carvalho. A magistrada abordará temas urgentes sobre raça, equidade e o papel do Judiciário na superação das desigualdades.

O evento é aberto ao público interno e externo do TJMSP, com especial convite a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), integrantes das carreiras jurídicas, acadêmicos(as) e toda a sociedade civil interessada em refletir sobre o enfrentamento ao racismo nas instituições públicas.

Dra. Flávia Martins de Carvalho é juíza de direito no Tribunal de Justiça de São Paulo, juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal e a primeira mulher negra a exercer a função de juíza-ouvidora no STF. Também atua como pesquisadora, escritora e professora nas áreas de Direito, Literatura, Teoria Jurídica, Gênero e Estudos Raciais. Marcada pela resistência e pela afirmação de identidades sub-representadas, sua experiência serve como fio condutor para uma análise crítica e comprometida com a transformação do Judiciário brasileiro.

A palestra discutirá como histórias de vida de pessoas racializadas podem funcionar como dispositivos de análise do racismo estrutural e institucional, com foco no contexto da Justiça Militar. A magistrada destacará ainda os vieses inconscientes que perpassam as decisões judiciais, enfatizando a importância da aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, instituído pela Resolução CNJ nº 598/2023. O documento orienta a magistratura a considerar, de forma ativa e fundamentada, os marcadores raciais e sociais nos processos judiciais, como forma de avançar na construção de um Judiciário antirracista.

A proposta é evidenciar como a colonialidade do poder, do saber e do “ser” ainda se manifesta nas estruturas jurídicas, e como é possível construir uma justiça mais plural, atenta às desigualdades e sensível às experiências historicamente silenciadas.

Com tradução-interpretação simultânea em Libras, o evento será presencial, gratuito e contará com emissão de certificados. Clique aqui para se inscrever!

Jurisvivência e Justiça Militar: Narrativas Negras contra o Racismo Estrutural
Palestrante: Dra. Flávia Martins de Carvalho
Data: 30/5 – 15h
Local: Edifício-sede do TJMSP. Rua Dr. Vila Nova, 285 – Vila Buarque
Inscrições: Link

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentado em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias