Você está em: 

Mutirão Nacional de Julgamento reforça compromisso do Judiciário com a equidade racial

Postada em |
Categoria: Equidade Racial

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, em todo o país, o Mutirão de Julgamento e Impulsionamento de Processos com Ênfase na Temática Racial, iniciativa que integra as ações do Mês da Consciência Negra.

A proposta tem como objetivo promover um esforço concentrado para a apreciação de processos que tratem de questões raciais ou tenham como parte comunidades quilombolas, fortalecendo o compromisso do Poder Judiciário com a igualdade racial e o combate à discriminação.

Com o intuito de apoiar a execução da iniciativa, o CNJ publicou o Manual da Resolução CNJ nº 599/2024 – Política Judiciária de Atenção às Comunidades Quilombolas, que apresenta orientações práticas e diretrizes para magistrados(as) e servidores(as) sobre a aplicação da política judiciária voltada às comunidades quilombolas. O material pode ser acessado no link.

A Resolução CNJ nº 599/2024, aprovada neste ano, estabelece parâmetros para a atuação do Judiciário na garantia dos direitos das comunidades quilombolas, ampliando o acesso à Justiça e promovendo o respeito à diversidade étnico-racial.

Com o Mutirão Nacional e o manual de apoio, o CNJ reforça o compromisso do sistema de Justiça com a inclusão, a equidade e o fortalecimento institucional, em consonância com os princípios constitucionais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente o ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) apoia a iniciativa e orientará suas unidades quanto à participação no mutirão, reafirmando o compromisso da Justiça Militar Estadual com as políticas de promoção da igualdade racial e com o fortalecimento das ações de inclusão e respeito à diversidade no âmbito do Poder Judiciário.

Por: Imprensa TJMSP

ods 10
ods 16

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentado em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias