Você está em: 

Presidentes de Tribunais se reúnem com ministro Edson Fachin para discutir prioridades do Judiciário

Postada em |
Categoria: Institucional

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Des. Mil. Enio Luiz Rossetto, participou nesta segunda-feira (1/12), em Florianópolis (SC), da reunião de trabalho conduzida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, com presidentes de Tribunais de Justiça estaduais e da Justiça Militar. O encontro antecedeu a abertura do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que ocorre nos dias 1º e 2 de dezembro, na capital catarinense.

Realizada na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a reunião reuniu 24 presidentes de Cortes para tratar de temas estruturantes para o fortalecimento e a coordenação do Poder Judiciário. O ministro Edson Fachin destacou a relevância do diálogo institucional e apresentou um panorama das prioridades da gestão do CNJ para o biênio 2025–2027.

“Temos que pensar nos desafios do ano de 2026, em uma percepção de planejamento a curto, médio e longo prazo. Vamos colocar nossas dúvidas e questões. Não teremos a mesma percepção em tudo, mas isso é o diálogo”, afirmou o ministro. Ele ressaltou a intenção de promover encontros regionais em sua gestão, com o objetivo de estar mais próximo da magistratura estadual.

Entre as áreas prioritárias mencionadas pelo ministro estão Direitos Humanos e Sistema Interamericano de Justiça, Programa Pena Justa, políticas para infância e juventude, proteção às famílias, enfrentamento da violência doméstica, meio ambiente, segurança pública e combate ao crime organizado.

O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, anfitrião do encontro, reforçou a importância da integração entre as Cortes estaduais, a Justiça Militar e o CNJ. “Somos um Poder Judiciário único e precisamos muito dessa unidade. O que assistimos nos últimos 20 anos é o crescimento desse sentido unitário, algo que está proclamado”, ressaltou.

Além do Des. Mil. Enio Luiz Rossetto, representando o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, também participou o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Des. James Ferreira Santos. A reunião contou ainda com a presença de magistrados de 22 Tribunais de Justiça estaduais, bem como do secretário de Estratégia e Projetos do CNJ, juiz Paulo Marcos de Farias, e da secretária-geral do CNJ, Clara Mota.

A agenda prossegue com a abertura oficial do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, seguida por palestras da ministra Ellen Gracie, sobre as transformações do Sistema de Justiça nas últimas duas décadas, e do professor Oscar Vilhena Vieira, que abordará os desafios futuros para o Judiciário brasileiro.

Por: Imprensa TJMSP com informações do CNJ

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentando em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias