Você está em: 

Justiça Militar paulista prestigia posse do Conselho Superior da Magistratura do TJSP

Postada em |
Categoria: Sem categoria

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realizou, na sexta-feira (6), a sessão solene de posse do Conselho Superior da Magistratura (CSM), da diretoria da Escola Paulista da Magistratura (EPM) e da Ouvidoria, eleitos para o biênio 2026/2027. A cerimônia ocorreu no Salão dos Passos Perdidos do Palácio da Justiça e reuniu autoridades dos três Poderes, além de magistrados, servidores e convidados.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama, participou do evento, representando a Justiça Militar paulista e reforçando o diálogo institucional entre os ramos do Judiciário. Sua participação destacou a importância da atuação integrada entre as Cortes na promoção da Justiça, da segurança jurídica e do fortalecimento do Estado Democrático de Direito.

Dra. Viviane Geraldi, Ministro aposentado do STJ Sidnei Beneti, presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Edson Fachin e presidente do TJMSP, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama


À frente da nova gestão do Judiciário paulista, o desembargador Francisco Eduardo Loureiro assumiu a Presidência do TJSP com uma agenda voltada ao enfrentamento do crime organizado, ao combate à violência de gênero e à modernização da prestação jurisdicional. Entre as principais diretrizes anunciadas estão a instalação de varas especializadas de abrangência estadual para o enfrentamento do crime organizado, a ampliação das varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e o aprimoramento dos sistemas tecnológicos do Tribunal, com a utilização de ferramentas de inteligência artificial em atividades que ampliem a produtividade sem comprometer a qualidade das decisões judiciais.

Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Herman Benjamin e o presidente do TJMSP, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama

O Conselho Superior da Magistratura passa a ser composto pelos desembargadores Francisco Eduardo Loureiro (presidente), Luís Francisco Aguilar Cortez (vice-presidente), Silvia Rocha (corregedora-geral da Justiça), José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino (decano), Roberto Nussinkis Mac Cracken (presidente da Seção de Direito Privado), Luciana Almeida Prado Bresciani (presidente da Seção de Direito Público) e Roberto Caruso Costabile e Solimene (presidente da Seção de Direito Criminal). Integram ainda a administração os desembargadores Ricardo Cunha Chimenti (diretor da EPM) e João Batista Amorim de Vilhena Nunes (vice-diretor), além dos demais membros das Seções de Direito Privado, Público e Criminal e da magistratura de primeiro grau.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin e Corregedor Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, bem como de outras autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

TJMSP entrega convites para cerimônia de posse a representantes do Consulado-Geral do Japão em São Paulo

Postada em |
Dez pessoas. formalmente vestidas, estão perfiladas com semblante sério demonstrando a solenidade da cerimônia

Justiça Militar paulista prestigia posse do Conselho Superior da Magistratura do TJSP

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Na imagem, o desembargador militar Orlando Eduardo Geraldi, vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, dirige-se aos promotores de justiça substitutos durante etapa do Curso de Adaptação realizada no edifício-sede do TJMSP. Ao fazer uso da palavra, o magistrado dá as boas-vindas aos novos membros do Ministério Público, apresenta de forma sucinta a estrutura do Tribunal e destaca a responsabilidade institucional da carreira, ressaltando o compromisso com a sociedade e a confiança nela depositada.

Execuções Criminais e Justiça Militar são temas de curso para novos Promotores de Justiça

Postada em |

Noticias