sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023
No dia 30/1, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) esteve presente na cerimônia de abertura das celebrações dos 80 anos da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). O corregedor-geral da Justiça Militar estadual, Enio Luiz Rossetto, integrou o grupo de autoridades presentes ao evento. O presidente da entidade, Eduardo Foz Mange, recebeu os convidados e no discurso destacou os esforços para ampliar os serviços que valorizam a advocacia.
Na terça-feira, dia 31/1, o presidente do TJMSP, Orlando Eduardo Geraldi, reuniu-se com o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto. Na visita, após tratarem de assuntos institucionais, o presidente entregou ao secretário o livro “Fragmentos Históricos da Justiça Militar Estadual Paulista”.
Na sexta-feira, 3/2, o presidente do TJMSP, o decano do Tribunal, Avivaldi Nogueira Junior, e os juízes de Direito do Juízo Militar José Álvaro Machado Marques e Ronaldo João Roth prestigiaram a passagem de Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), quando o coronel Ronaldo Miguel Vieira passou o comando ao coronel Cassio Araújo de Freitas.
Em seu discurso o coronel Ronaldo salientou que a data de sua despedida do cargo era também um dia de gratidão. “Hoje é dia de agradecer, pois tenho a certeza do dever cumprido”, afirmou.
O coronel Cassio ressaltou estar assumindo o comando da PMESP com “sentimento de dever e de compromisso” e que irá trabalhar para honrar o legado dos seus antecessores. “Líderes responsáveis acreditam em propósito, desígnio e em muito trabalho”, declarou. Segundo o coronel, “sem ordem legal não há educação, saúde, alimento, água, civilização ou sequer respeito ao próximo” e os militares são especialistas em manter a ordem. “A polícia militar é a garantidora constitucional da ordem pública e, para isso, não usa a força. A ordem é mantida fazendo o bem para as pessoas”, disse.
O secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite afirmou que “não existe democracia nem garantia de direitos e liberdade sem a polícia”. Ele destacou a responsabilidade do comandante da corporação, que precisará liderar e conduzir mais de 80 mil homens e mulheres da ativa.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a excelência da PMESP e enfatizou que “não existe progresso sem ordem”. “Quem está pronto para conquistar e manter a ordem é a PM, com seus valorosos integrantes que depositam paixão naquilo que fazem”, afirmou.
O coronel Cassio ingressou na corporação em 1990, atuou em tropas especiais e operacionais e já recebeu 27 medalhas e condecorações. O subcomando-geral ficou a cargo do coronel José Alexander de Albuquerque Freixo que estava no Grupamento Aéreo.
Também prestigiaram o evento o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Ricardo Mair Anafe; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP), desembargador Paulo Sérgio Brant Galizia; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), conselheiro Sidney Beraldo; o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubo; a procuradora-geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra de Almeida Prado, entre outros.
Por: Imprensa TJMSP