Você está em: 

Participe da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais

Está aberta a consulta pública para a definição das Metas Nacionais do Poder Judiciário e das metas específicas da Justiça Militar Estadual para o ano de 2026. O formulário estará disponível até o dia 4 de julho e pode ser acessado neste link.

As metas são resultado de um processo participativo que culminará com sua aprovação final durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em dezembro. A participação ampla e coletiva é essencial para garantir que essas diretrizes reflitam a realidade dos tribunais e as demandas da sociedade.

Duas etapas estruturam essa participação: a audiência pública — realizada em 17 de junho, com a presença dos Tribunais de Justiça Militar de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e do Superior Tribunal Militar — e a presente consulta pública, aberta a profissionais da magistratura, servidores(as), profissionais da advocacia, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Procuradoria Geral do Estado, jurisdicionados(as) e à sociedade civil.

A participação é simples e rápida. Por meio do formulário eletrônico, é possível registrar sugestões, críticas e opiniões que contribuirão para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e da governança judiciária no segmento da Justiça Militar.

Confira, a seguir, as metas atualmente em vigor:

Meta 1 – Julgar mais processos que os distribuídos.

Julgar quantidade de processos de conhecimento que os distribuídos entre 20/12/2024 a 19/12/2025, excluídos os suspensos e sobrestados no período.

Meta 2 – Julgar processos mais antigos.

Todos os processos de conhecimento pendentes de julgamento há 3 anos (2022) ou mais e 90% dos processos distribuídos até 31/12/2023 nas Auditorias, e 95% dos processos distribuídos até 31/12/2024
no 2º grau.

Meta 4 – Priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais.

Identificar e julgar até 31/12/2025, 95% das ações penais relacionadas aos crimes contra a Administração Pública, abrangendo, inclusive, a Lei 13.491/17, distribuídas até 31/12/2023 no 1º grau, e pelo menos 95% das distribuídas no 2º grau até 31/12/2024.

Meta 5 – Reduzir a taxa de congestionamento. Reduzir, no mínimo, em 0,5 ponto percentual a taxa de congestionamento líquida na fase de conhecimento no 1º grau, em relação a 2023.

Meta 9 – Estimular a inovação no Poder Judiciário. Desenvolver, no ano de 2025, pelo menos um projeto oriundo do laboratório de inovação, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionado à Agenda 2030.

Meta Específica 1 – Celeridade. Julgar, em até 180 dias corridos, 70% no 1º grau e, em até 120 dias, 90% no 2º grau, dos processos originários e recursos, ambos cíveis e criminais e os processos de natureza especial, na Justiça Militar Estadual.

Meta Específica 2 – Divulgação da Justiça Militar. Realizar ações de divulgação à sociedade referente às funções e às atividades da Justiça Militar no ano de 2025, sendo, no mínimo, 6 ações em cada Justiça Militar Estadual.

Contribua com sua opinião

A escuta pública é um instrumento de aprimoramento contínuo. Participe e ajude a construir uma Justiça Militar mais transparente, eficiente e alinhada às necessidades da sociedade.

Clique aqui e responda ao formulário

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentando em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias