Você está em: 

TJMSP recebe palestra sobre o panorama atual dos sequestros

Postada em |
Categoria: Capacitação

Tenente PM Alan Akio, promotora de justiça Giovana Ortolano Guerreiro, Delegada Maria Eduarda, Delegado Rubens Orrin e Capitão PM Aurélio Pequeno Santos Alves, chefe da Assessoria Policial Militar do TJMSP

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo – TJMSP recebeu, em evento promovido pela Assessoria Policial Militar da Corte, a palestra do Delegado de Polícia Rubens Salles Pereira Orrin, especialista em operações de combate ao sequestro. Voltada ao efetivo da Assessoria Policial Militar, a atividade contou também com a presença da promotora de justiça Giovana Ortolano Guerreiro.

Com o tema “DAS – Panorama atual, prevenção e atuação”, o delegado, que atualmente integra a Divisão Antissequestro (DAS) da Polícia Civil, apresentou uma análise aprofundada sobre a evolução dos crimes de sequestro, suas dinâmicas contemporâneas e os métodos de enfrentamento utilizados pelas forças de segurança.

Durante a exposição, Rubens Orrin resgatou casos emblemáticos, como os sequestros do empresário Abílio Diniz, em 1989, e do publicitário Washington Olivetto, em 2001 — este último ocorrido no ano com o maior número de registros desse tipo de crime: 362 ocorrências. O delegado ressaltou que a Divisão Antissequestro conta atualmente com três delegacias especializadas e atua com base em quatro pilares: investigação, negociação, inteligência e operações.

O palestrante explicou que, ao longo dos anos, as estruturas criminosas evoluíram de modelos hierarquizados para redes interconectadas, o que exigiu uma mudança de abordagem por parte da DAS. Nesse contexto, foi implantado o modelo F3Ead organizacional, centrado em inteligência, treinamento, planejamento e integração, que tem resultado em maior efetividade nas ações e aumento no número de prisões.

Entre os principais tipos de sequestro registrados atualmente, o delegado destacou os chamados “Tinder-pix” e “Fretebras”, além de casos de autosequestro relacionados a dependência química, jogos online, infidelidade, cobranças de dívidas ou mesmo motivados por simples curiosidade.

Na parte final da apresentação, Rubens Orrin compartilhou recomendações de segurança e medidas preventivas para mitigar riscos, como o uso de aplicativos de geolocalização e autenticação facial em plataformas bancárias. Também alertou sobre o crescimento dos crimes de engenharia social, destacando a importância de preservar a privacidade nas redes sociais, evitando a exposição de rotinas, ostentação de bens e compartilhamento excessivo da vida pessoal com desconhecidos.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentando em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias