Você está em: 

CNJ abre consulta pública sobre os macrodesafios do Poder Judiciário para o ciclo 2027–2032

Postada em |
Categoria: Sem categoria

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026 tem promovido avanços significativos, reafirmando o compromisso do Judiciário com a inclusão, a sustentabilidade e a inovação. Com o objetivo de dar continuidade a essa trajetória, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu, nesta quarta-feira (8/10), uma consulta pública sobre os macrodesafios que irão orientar a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período de 2027 a 2032. A iniciativa convida toda a sociedade a participar ativamente, enviando sugestões e opiniões sobre as prioridades que deverão guiar a atuação do Judiciário nos próximos seis anos.

Para o novo ciclo, o CNJ propõe 13 macrodesafios, entre eles a inclusão do tema “Aperfeiçoamento da Comunicação Institucional e Combate à Desinformação”, com o objetivo de fortalecer a comunicação do Judiciário e combater a disseminação de informações falsas, garantindo à sociedade dados confiáveis e precisos.

Também estão previstas atualizações em desafios já existentes, como o de “Garantia dos Direitos Fundamentais”, que passará a ser denominado “Garantia dos Direitos Fundamentais e dos Direitos Humanos”. A mudança reforça o compromisso do Judiciário com os direitos assegurados pela Constituição Federal e pelos tratados internacionais.

Os macrodesafios são os temas prioritários que direcionam as ações e políticas dos tribunais e conselhos de justiça. Eles são definidos de forma colaborativa pela Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, que reúne representantes de todos os ramos e órgãos do sistema de Justiça.

A consulta pública está aberta até 22 de outubro no site do CNJ. Para participar, o interessado deve preencher o formulário disponível, informando seu perfil (cidadão, magistrado, advogado, membro do Ministério Público, defensor público, servidor do Judiciário ou pesquisador) e avaliando o grau de importância de cada macrodesafio, de acordo com seis opções de relevância. Também é possível sugerir novas prioridades.

As contribuições serão analisadas pelo Comitê Gestor da Estratégia Nacional do Poder Judiciário. A aprovação final do documento ocorrerá durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, nos dias 1º e 2 de dezembro, em Florianópolis (SC), com a participação dos presidentes de todos os tribunais do país.

No âmbito estadual, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) tem alinhado suas ações às diretrizes nacionais, com foco na gestão eficiente, na transparência e na modernização dos serviços judiciais. A participação da sociedade na construção dos novos macrodesafios reforça esse compromisso e contribui para o aprimoramento contínuo da Justiça Militar paulista, em sintonia com os valores de um Poder Judiciário cada vez mais acessível, inclusivo e eficaz.

Por: Imprensa TJMSP com informações do CNJ

Notícias relacionadas:

Imagem de perfil de homem sentado em uma cadeira de escritório olhando para uma tela de computador. Está vestido de maneira formal.

Justiças Militares realizam primeira reunião da Rede de Governança Colaborativa para discutir Metas Nacionais de 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, Des. Mil. Silvio Hiroshi Oyama entrega um convite ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Des. Francisco Loureiro. Os dois vestem ternos em uma situação formal.

TJMSP anuncia posse do novo corpo diretivo para o biênio 2026–2027

Postada em |
Imagem mostra onze policiais militares fardados, dispostos lado a lado, ao lado de um desembargador militar, durante a cerimônia de posse dos(as) novos(as) integrantes do Conselho Permanente de Justiça. O grupo está em ambiente institucional, em momento solene.

Novo Corregedor-Geral do TJMSP dá posse aos integrantes do Conselho Permanente de Justiça

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias