Você está em: 

Secretário José Renato Nalini apresenta avanços de São Paulo rumo à resiliência climática no TJMSP

Postada em |
Categoria: ESG

O secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, José Renato Nalini, apresentou na manhã desta quarta-feira (22 de outubro), no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), a palestra “Cidade de São Paulo: rumo à resiliência climática”.

O secretário foi recebido pelo Desembargador Militar Fernando Pereira, vice-presidente do TJMSP. Em sua exposição, Nalini destacou as principais ações da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) e os avanços alcançados pelo município na implementação do Plano de Ação Climática de São Paulo (PlanClima SP) — política pública que orienta as estratégias de mitigação e adaptação frente aos desafios das mudanças climáticas.

Instituído pelo Decreto nº 60.290/2021, o plano tem como metas reduzir 20% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, de forma incondicional, e atingir a neutralidade de carbono até 2050. As ações estão estruturadas em cinco eixos estratégicos, 43 ações e 54 metas, envolvendo 13 órgãos municipais.

Entre os resultados recentes, o secretário destacou o aumento de cinco vezes na potência instalada de energia fotovoltaica em relação a 2021; a redução média de 11% dos poluentes no transporte público; e a substituição gradual da frota de ônibus por veículos movidos a energia limpa, totalizando 841 ônibus elétricos e trólebus em circulação.

Na área ambiental, São Paulo alcançou 54% de cobertura vegetal, inaugurou 12 novos parques e plantou 235 mil árvores entre 2021 e 2024, com previsão de mais 120 mil até a COP30, em novembro de 2025. Também foi implementada a primeira Floresta Municipal, com 400 hectares às margens da represa Billings, e estão em andamento mais de 20 bosques urbanos.

No campo da gestão de resíduos, a cidade conta hoje com 100% dos distritos atendidos por coleta seletiva domiciliar, além de 127 ecopontos, 5 pátios de compostagem e o início da implantação dos Ecoparques, unidades voltadas ao reaproveitamento de até 30% dos resíduos sólidos.

Outros destaques incluem a capacitação de 230 profissionais de saúde para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, a formação de 2.950 educadores em temas de educação ambiental e o investimento de R$ 8 milhões no Programa Operação Trabalho (POT) voltado à agricultura sustentável.

Ao encerrar a apresentação, o desembargador aposentado José Renato Nalini ressaltou que a capital paulista “tem buscado integrar sustentabilidade, justiça ambiental e desenvolvimento econômico, com ações concretas e resultados mensuráveis, reafirmando o compromisso de São Paulo com um futuro de emissões líquidas zero até 2050”.

Por: Imprensa TJMSP

ods 7
ods 11
ods 12
ods 13
ods 15

Notícias relacionadas:

Secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, José Renato Nalini em palestra no auditório do edifício-sede do TJMSP

Secretário José Renato Nalini apresenta avanços de São Paulo rumo à resiliência climática no TJMSP

Postada em |
Categoria: ESG
Imagem do selo Linguagem Simples

Pelo segundo ano consecutivo, Justiça Militar paulista conquista o Selo Linguagem Simples do CNJ

Postada em |
busto de um homem trabalhando no computador

Participe da Pesquisa de Satisfação e ajude a melhorar os serviços do TJMSP

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias