quinta-feira, 31 de março de 2022
O magistrado do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Silvio Hiroshi Oyama (Diretor da Escola Judiciária Militar), o juiz de Direito do Juízo Militar Ronaldo João Roth (1ª Auditoria Militar) e o juiz de Direito do Juízo Militar Dalton Abranches Safi (6ª Auditoria Militar) proferiram palestras no mês de março sobre temas relacionados à Justiça Militar.
No dia 10/3, Ronaldo João Roth esteve em Santa Catarina e fez uma palestra no “VIII Encontro de Oficiais Militares Estaduais” com o tema “As atribuições do Oficial como Juiz Militar”. O encontro aconteceu em Florianópolis, reuniu oficiais de vários estados e contou com a participação expressiva de policiais e bombeiros militares.
Já nos dias 24 e 25/3, aconteceu o “3º Congresso do Instituto Brasileiro de Direito Militar”, o qual reuniu especialistas de diversas regiões do País. No primeiro dia do evento, realizado de forma on-line, o juiz Dalton Abranches Safi falou sobre a “Organização e Competência das Justiças Militares Estaduais – O TJMSP e seus jurisdicionados”. No dia 25, o Diretor da Escola Judiciária Militar do TJMSP, juiz Silvio Hiroshi Oyama, tratou do tema da “Competência Cível do Tribunal de Justiça Militar Estadual”.
Na sexta-feira, 25/3, em Porto Velho-RO, o juiz Ronaldo João Roth discorreu sobre os “Crimes Militares por Extensão” no “IV Seminário da Corregedoria-Geral”, evento realizado pela Polícia Militar do Estado de Rondônia com o objetivo de capacitar policiais nas atividades correcionais. Já no dia 28/3, o magistrado falou em Rio Branco para praças e oficiais da Polícia Militar do Acre sobre a legalidade das atividades realizadas pelos policiais militares nos serviços de rotina. Entre os temas estiveram a abordagem policial, revista e busca pessoal, emprego de cães no serviço operacional e a Lei de Abuso de Autoridade. Em entrevista à imprensa local Roth disse: “Sinto-me muito honrado pelo convite da Polícia Militar do Acre. Tivemos a oportunidade de abordar temas que são muito caros e muito práticos para a Polícia, entre eles a abordagem policial. Deixo aqui meus parabéns à PM do Acre e me coloco sempre à disposição”, finalizou.
Por: Imprensa TJMSP
AD: [fotografia] Magistrado em pé com microfone na mão diante de uma plateia sentada. Às suas costas, a mesa de honra com um banner com o nome do evento. Um dos espectadores da plateia realiza um questionamento utilizando um microfone
AD: [fotografia] Magistrado em pé ao lado de policiais militares. Compõe o cenário um brasão nas cores amarelo, verde, branco e vermelho, onde se lê “25 de maio de 1916” e “Lei, Ordem, Justiça”