Você está em: 

Justiça Militar de São Paulo recebe opiniões da sociedade sobre metas do Poder Judiciário

Postada em |

segunda-feira, 4 de julho de 2022

Cidadãs e cidadãos têm até o dia 18 de julho para opinar sobre as metas do Poder Judiciário por meio de uma consulta pública disponível na página do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) na internet.

A consulta é aberta à sociedade, com foco especialmente em magistradas e magistrados de primeiro e segundo graus, servidoras e servidores e demais integrantes do sistema judiciário e de entidades de classe relacionadas à Justiça. O objetivo é garantir a gestão participativa e democrática na construção de metas do Poder Judiciário.

Os participantes da consulta pública poderão opinar sobre seis metas nacionais do Poder Judiciário e duas metas específicas da Justiça Militar Estadual, avaliando se tais objetivos contribuem para o cumprimento da missão do órgão, que é realizar a justiça no âmbito de sua competência. A consulta também verifica se as metas estão relacionadas aos valores do tribunal paulista: acessibilidade, agilidade, credibilidade, eficiência, ética, imparcialidade, inovação, integridade, segurança jurídica, responsabilização, sustentabilidade e transparência.

Entre as metas avaliadas estão as que visam a garantir produtividade e celeridade no TJMSP, estabelecendo prazo para o julgamento de processos tanto no 1º como no 2º grau. A consulta vai coletar, ainda, a opinião da sociedade sobre a eficácia de ações de inovação e sua contribuição para o cumprimento da missão do órgão, bem como sobre as ações do Programa Justiça 4.0, que busca impulsionar a transformação digital no Poder Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis.

O TJMSP também irá verificar se, na opinião do público, o julgamento ágil de ações penais relacionadas a crimes contra a administração pública contribui para reduzir a corrupção e o suborno.

Os dados obtidos na consulta pública servirão de base para que o tribunal contribua com sugestões para a composição das metas nacionais do Poder Judiciário, que serão traçadas no 16º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no final do ano.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Cinco pessoas, sendo três homens e duas mulheres, todos formalmente vestidos, estão sentadas atrás de uma mesa em uma solenidade de posse de novos cargos

Justiça militar paulista comparece à posse administrativa da diretoria da Apamagis

Postada em |
Autoridades, sendo uma mulher e seis homens, formalmente vestidos estão em pé atrás de uma mesa de honra na cerimônia de posse de 31 juízes e juízas federais do TRF3

Presidente do TJMSP participa de solenidade de posse de novos juízes federais no TRF3

Postada em |
Sete autoridades, sendo três mulheres e quatro homens, vestidas de maneira formal postadas lado a lado em um palco, em cerimônia de posse da nova reitoria da USP

Justiça Militar paulista prestigia posse do novo reitor e da vice-reitora da USP

Postada em |

Noticias