Você está em: 

Biblioteca: o espaço mais “instagramável” do TJMSP

Postada em |
Categoria: EJMSP

segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Uma clássica biblioteca! Esse é o espaço que os usuários encontram ao entrar na Biblioteca do TJMSP. Criada há mais de 40 anos, o local é frequentado por advogados (as) que acompanham audiências no Tribunal, estagiários (as), assessores (as), alunos (as) dos cursos de Direito, além de visitantes que participam de eventos na Corte.

Mesa principal da biblioteca do TJMSP
Mesa principal da biblioteca do TJMSP

Em tempos de redes sociais, são muitos os frequentadores que usam o espaço para fazer selfies, aproveitando o cenário que lembra uma biblioteca inglesa. Marilúcia Berlinger, bibliotecária, trabalha no local há mais de 25 anos e fica feliz com as constantes visitas que o espaço recebe. “Esses momentos dão vida à biblioteca, pois um livro só merece existir se as pessoas puderem consultá-lo”.

Localizada no andar térreo do prédio do TJMSP, a biblioteca tem uma área de aproximadamente 90 m², onde estão acomodados mais de três mil títulos, a maior parte da área jurídica. Somente no endereço atual, a biblioteca já passou por cinco espaços diferentes. Na gestão do desembargador militar Paulo Adib Casseb (2014-2015) houve uma diretriz para a reforma e repaginação do local, com a transformação total do ambiente, que até hoje é muito elogiado.

Reforma, realizada há cerca de 10 anos, repaginou o ambiente
Reforma, realizada há cerca de 10 anos, repaginou o ambiente

A biblioteca dispõe de obras modernas e antigas do Direito Militar, Direito Constitucional, Processo Civil e Processo Penal e Medicina Legal, incluindo títulos em francês e alemão. Há, ainda, um acervo paralelo, com livros de literatura disponíveis para empréstimos aos servidores do Tribunal.

Livros da Biblioteca

Outra atividade realizada pelas servidoras é a recuperação de livros em mau estado de conservação. “Nós temos em nosso catálogo muitos títulos antigos, que precisam de um cuidado especial. Então nós fazemos uma capa totalmente nova e o refinamento das páginas. Uma vez, eu até lavei as páginas de um livro que estavam muito amareladas”, conta Esther Toth, que também atua na biblioteca e é formada em biblioteconomia.

Por ser um ambiente muito tranquilo, o espaço é frequentado durante o horário do almoço por aqueles que gostam de aproveitar a pausa para colocar a leitura em dia. A biblioteca, que é administrada pela Escola Judiciária Militar, aceita a doação de livros de qualquer tipo.

Exemplares em línguas estrangeiras
Exemplares em línguas estrangeiras

O uso da biblioteca é livre para servidores (as) do TJMSP e público externo no horário de funcionamento da Corte, das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira, das 11 às 19h. O TJMSP fica na Rua Dr Vila Nova, 285, Vila Buarque, região central da capital. 

Mais informações através do telefone (11) 3218-3249 ou e-mail biblioteca@tjmsp.jus.br  

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias