Você está em: 

Órgãos do segmento apresentam protótipo do Banco Nacional de Sentenças das Justiças Militares

Postada em |
Categoria: Inovação

Uma iniciativa inovadora promete revolucionar o acesso às decisões judiciais da Justiça Militar no Brasil: o Banco Nacional de Sentenças. Unindo esforços do Superior Tribunal Militar (STM) e dos Tribunais de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), Minas Gerais (TJMMG) e Rio Grande do Sul (TJMRS), o projeto será a primeira plataforma nacional a integrar e disponibilizar, de forma gratuita, decisões de primeiro grau em processos cíveis e criminais do segmento, com a garantia de sigilo nos casos necessários.

Em reunião híbrida realizada na última sexta-feira (13/12), magistrados(as) e representantes desses tribunais analisaram o protótipo funcional do sistema desenvolvido pelos laboratórios de inovação dos órgãos e discutiram melhorias para garantir sua eficácia. A colaboração demonstra o comprometimento da Justiça Militar com a transparência e a inovação, em alinhamento com as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O projeto nasceu em abril deste ano como resposta à Meta Nacional 9 do CNJ, que incentiva soluções inovadoras para modernizar o Judiciário, e à Meta Específica 2, focada na divulgação das atividades da Justiça Militar. Além de ser um marco no compartilhamento de informações jurídicas, o Banco de Sentenças se destaca por sua tecnologia: ele integrará dois sistemas processuais distintos, o e-proc e o PJe, com a possibilidade do uso de inteligência artificial para alimentar e organizar os dados automaticamente, sem gerar custos adicionais para as Cortes.

Mais do que um avanço tecnológico, o projeto reflete o espírito de cooperação que marca a Justiça Militar. Ao reunir conhecimento, recursos e experiências, os tribunais envolvidos fortalecem o acesso democrático à informação e oferecem uma ferramenta que beneficiará magistrados(as), advogados(as), acadêmicos(as) e toda a sociedade.

Com lançamento previsto para 2025, o Banco Nacional de Sentenças reafirma o compromisso da Justiça Militar com a modernização e a transparência, contribuindo com um Judiciário mais acessível e conectado às necessidades do cidadão.

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias