Você está em: 

EJMSP promove palestra para Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB-SP

Postada em |
Categoria: EJMSP

A Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) promoveu, na tarde desta quinta-feira (20/3), uma palestra e visita guiada às dependências da Corte para membros da Comissão de Acadêmicos e Acadêmicas de Direito da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP). 

O evento, realizado presencialmente no auditório do edifício-sede, contou com a apresentação de videoaulas introdutórias sobre as atividades jurisdicionais da Justiça Militar, abordando a competência do juízo militar e o funcionamento dos Conselhos de Justiça.

O Coordenador da EJMSP, Cid Sabelli, destacou a importância do estudo do Direito Militar e sua aplicação prática no contexto da Justiça especializada. Foram abordados temas como a estrutura e atribuições do TJMSP, os crimes propriamente militares e casos emblemáticos que ilustram o trabalho do tribunal no julgamento desses processos. Após a exposição, os estudantes participaram de um momento de perguntas e respostas, seguido do sorteio de livros.

Membros da Comissão de Acadêmicos de Direito da OAB-SP assistem à aula no auditório do TJMSP

Os acadêmicos tiveram, ainda, a oportunidade de integrar uma visita guiada pelas instalações do Tribunal, conhecendo a biblioteca – que conta com um acervo de mais de 3.000 títulos –, o Espaço Memória, as auditorias e o Plenário, onde puderam compreender melhor o funcionamento das sessões de julgamento.

A iniciativa reforça o compromisso da Corte em promover a difusão do conhecimento jurídico e aproximar a comunidade acadêmica do universo da Justiça Militar. As visitas ao prédio do TJMSP são abertas ao público externo no horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.

Por Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

A imagem mostra uma servidora observando atentamente a tela de um computador, onde está aberto o formulário da Consulta Pública – Metas do Poder Judiciário 2026. O ambiente é um espaço de trabalho, com mesa clara, teclado e torre de computador da marca Lenovo. O monitor exibe o site da consulta, com texto explicativo sobre o processo participativo. Ao fundo, há outro monitor secundário, parcialmente visível. A servidora está de perfil, usa óculos e transmite concentração na leitura do conteúdo, reforçando a ideia de engajamento institucional com a construção das metas do Judiciário.

Últimos dias para participar da consulta pública sobre as Metas do Poder Judiciário – 2026

Postada em |
Categoria: Metas Nacionais
kimono caído no chão

TJMSP decide por perda de posto e patente de Oficial PM acusado de homicídio de lutador de arte marcial

Postada em |
Categoria: Julgamentos
O desembargador militar Silvio Hiroshi Oyama, corregedor-geral da Justiça Militar Estadual, ao centro, posa para foto com os(as) novos(as) integrantes dos Conselhos Permanentes de Justiça do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, em cerimônia de posse realizada em 1º de julho de 2025. O grupo é composto por oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com representatividade feminina nas três auditorias. Ao fundo, aparecem a imagem do crucifixo, o brasão da Justiça Militar e as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da Polícia Militar.

Posse de novos(as) integrantes do Conselho de Justiça destaca responsabilidade, inclusão e compromisso institucional

Postada em |
Categoria: Institucional

Noticias