Você está em: 

Semana da Saúde é encerrada com palestra sobre envelhecimento saudável e celebra integração entre tribunais paulistas

Postada em |

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Semana Nacional da Saúde no Poder Judiciário (Resolução nº 576/2024), ação de caráter permanente voltada à realização de atividades integradas com os Poderes Executivo e Legislativo, além de órgãos e entidades públicas e privadas da área da saúde. Inspirados nessa iniciativa, seis tribunais com sede em São Paulo — TJSP, TJMSP, TRT-2, TRT-15, TRF-3 e TRE-SP — realizaram, ao longo da semana, uma programação conjunta sediada na Escola Paulista da Magistratura (EPM). Esta foi a primeira ação concreta derivada do novo termo de cooperação interinstitucional firmado entre as Cortes, simbolizando o fortalecimento de um compromisso coletivo com o bem-estar de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as).

Realizado nesta sexta-feira (11/4), o encerramento da programação foi marcado pela palestra “Envelhecimento saudável”, ministrada pelo Dr. José Renato das Graças Amaral, médico geriatra do TRT da 2ª Região. Com abordagem sensível e baseada em evidências, o especialista destacou os pilares do envelhecimento ativo: autonomia, cuidados preventivos, alimentação adequada, vínculos sociais e atividade física regular. A reflexão também incluiu o papel das instituições na criação de ambientes que favoreçam trajetórias de vida longevas e saudáveis.

A programação combinou atividades práticas de bem-estar com uma série de palestras informativas. As ações iniciaram na segunda-feira (7/4) com a apresentação do Coral TJMSP, iniciativa criada pela Corte com o objetivo de promover o bem-estar e qualidade de vida de servidores(as) ativos(as) e inativos(as). Ao longo da semana, foram disponibilizadas sessões de ginástica laboral e meditação guiada; aferição de glicemia capilar, medição de pressão arterial e exames de acuidade visual; e kits com colírios e itens de higiene bucal.

Confira abaixo a programação de palestras:

  • 7 de abril
    A importância da promoção da saúde na prevenção do risco de morte súbita
    Dr. Willy Akira Takata Nishisawa – Médico Judiciário (TJSP)
  • 8 de abril
    Saúde mental no trabalho
    Dr. Alexandre Maezuka – Médico Psiquiatra (TRE-SP)
  • 9 de abril
    Higiene do sono, distúrbios temporomandibulares (DTM) e apneia do sono
    Dr. Mário Henrique Camargos de Lima e Dr. Vinícius Tatsumoto Favarini – Médico Oftalmologista e Dentista (TJMSP)
  • 10 de abril
    Letramento em diversidade: gênero e sexualidade
    Dra. Mariana de Camargo Penteado – Psicóloga (TRF-3)
  • 11 de abril
    Envelhecimento saudável
    Dr. José Renato das Graças Amaral – Médico Geriatra (TRT-2)


A Semana Nacional da Saúde reforça o compromisso do Judiciário com a promoção de uma cultura institucional mais humana, acolhedora e atenta à saúde integral de seus membros. A iniciativa se soma a outras medidas realizadas por tribunais em todo o País, que visam consolidar uma cultura de valorização das pessoas que constroem diariamente a Justiça brasileira.

Notícias relacionadas:

Na imagem, três autoridades participam de um painel no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo. Ao centro, sentado em um sofá vermelho de dois lugares, está o presidente do TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto. À esquerda, o promotor de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Dr. Marcel Del Biano Cestaro, segura um microfone e fala ao público. À direita, o promotor de Justiça Militar da União, Dr. Cícero Robson Coimbra Neves, ouve atentamente. Ambos estão sentados em poltronas vermelhas. Ao fundo, há bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Poder Judiciário da Justiça Militar. A mesa de centro contém livros, copos e materiais de apoio. O ambiente é formal, com iluminação suave e decoração institucional.

Reforma do Código de Processo Penal Militar é debatida no XVIII Seminário Nacional das Justiças Militares

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Palestra no Seminário Nacional das Justiças Militares discute “Julgamento com Perspectiva de Gênero”

Postada em |
Categoria: Sem categoria

18º Seminário Nacional das Justiças Militares tem abertura marcada por reflexões sobre modernização e valorização da Justiça Militar

Postada em |

Noticias