Você está em: 

Corte prestigia o IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo

Postada em |

quarta-feira, 30 de abril de 2025

O desembargador militar Enio Luiz Rossetto, presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo – TJMSP e o juiz de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, da 3ª Auditoria Militar do TJMSP, participaram do IV Seminário de Direito e Justiça Militar de São Paulo, que aconteceu entre os dias 28 e 29 de abril, na capital. O evento, realizado em parceria entre o IV Comando Aéreo Regional (IV COMAR) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, reuniu autoridades civis e militares para discutir temas relevantes da Justiça Militar brasileira.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o professor Marco Tulio de Castro Vasconcelos, docente titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico do Mackenzie, e o Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV COMAR, entre outras autoridades acadêmicas e militares.

A palestra inaugural do seminário teve como tema “Modernização do Direito Penal” e foi proferida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral. A mesa foi presidida pelo professor Roque Theophilo Junior e teve como debatedor o juiz Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, que contribuiu com reflexões importantes a respeito das transformações contemporâneas do Direito Penal, especialmente no contexto da Justiça Militar.

A atuação do juiz Pinheiro como debatedor evidenciou a relevância da magistratura da Justiça Militar estadual no diálogo acadêmico e institucional com as Forças Armadas e o meio universitário. Sua participação reforça o compromisso do TJMSP com o aprimoramento contínuo das práticas jurídicas e com o debate sobre os desafios da modernização legislativa no âmbito penal militar.

Por Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias