Você está em: 

TJMSP divulga cartilha sobre violência contra pessoas com deficiência

Postada em |
Categoria: Acessibilidade

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) divulga a cartilha Violência contra pessoas com deficiência: você sabe como evitar, identificar e denunciar?, produzida pelo Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo) em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A publicação reúne orientações fundamentais para ampliar o conhecimento sobre as diferentes formas de violência que atingem pessoas com deficiência, com foco na prevenção, no reconhecimento de sinais de violação de direitos e na importância da denúncia. O material apresenta ainda conceitos como capacitismo e barreiras sociais que dificultam a participação plena dessas pessoas na vida em sociedade.

O objetivo da cartilha é promover a proteção e o respeito à dignidade das pessoas com deficiência, além de fortalecer a atuação de profissionais, familiares e instituições públicas no enfrentamento da violência. Também são abordadas estratégias de prevenção e os canais disponíveis para denúncia, com linguagem acessível e abordagem didática.

Entre os temas destacados no conteúdo estão:

  • Tipos de violência mais recorrentes, como física, psicológica, sexual, moral e patrimonial;
  • Barreiras à participação social e seus impactos;
  • A importância do enfrentamento ao capacitismo;
  • Recomendações práticas para pessoas com deficiência, famílias, comunidades e profissionais da rede de serviços;
  • Informações sobre canais de acolhimento e denúncia, como a 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência.


A cartilha está disponível neste link, para pessoas servidoras, profissionais da magistratura e colaboradoras(es) e demais interessados(as). A iniciativa reforça o compromisso do TJMSP com a promoção dos direitos humanos, da acessibilidade e da inclusão, em conformidade com os princípios institucionais e as diretrizes estabelecidas pelas políticas públicas de equidade.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias