Você está em: 

Presidente do TJMSP participa da abertura da 61ª Conferência Anual da Inter-American Bar Association na FMU

Postada em |
Categoria: Sem categoria

O Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo – TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou na última quarta-feira, 11 de junho, da solenidade de abertura da 61ª Conferência Anual da Inter-American Bar Association – Federação Interamericana de Advogados (IABA/FIA), realizada na Casa Metropolitana do Direito, no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo.

O presidente do TJMSP compôs a mesa de honra ao lado de autoridades de destaque no meio jurídico e acadêmico, como o Secretário Estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto; o Reitor do Centro Universitário das FMU, Prof. Ricardo Ponsirena; o Presidente da IABA/FIA, Dr. Marco Antonio García Claros; a Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Dra. Rita de Cássia Sant’Anna Cortez; e a Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo, Dra. Isabel Cristina de Medeiros Tormes; e a Presidente do Sindicato dos Advogados de São Paulo e Rio de Janeiro, Dra. Gisela da Silva Freire.

Fundada em 1940, em Washington, D.C., a IABA tem como missão promover o Estado de Direito, a justiça, os direitos humanos e a independência da advocacia nas Américas. A organização reúne advogados, entidades jurídicas, universidades e escritórios de todo o continente americano, além de contar com membros europeus. Reconhecida pela ONU como entidade observadora e registrada junto à OEA, a IABA realiza conferências internacionais e seminários sobre temas centrais do Direito contemporâneo, como meio ambiente, comércio, equidade de gênero e mecanismos alternativos de resolução de conflitos.

Cerimônia de abertura da 61ª Conferência Anual da Inter-American Bar Association – Federação Interamericana de Advogados (IABA/FIA)

Na abertura do evento, o Presidente da IABA, Dr. Marco Antonio García Claros, destacou a importância da defesa intransigente do Estado de Direito como fundamento para o progresso democrático. “A formação jurídica deve estar atrelada a valores como justiça, ordem, liberdade e tolerância — fundamentos que, como expressos na bandeira brasileira, são indispensáveis ao desenvolvimento de uma sociedade justa e equilibrada”, afirmou. García Claros, advogado boliviano e defensor da independência judicial na América Latina, assumiu a presidência da IABA em julho de 2024 e tem se destacado por sua atuação voltada à ética profissional e à defesa dos direitos humanos.

O Reitor da FMU, Prof. Ricardo Ponsirena, saudou os presentes e enfatizou a importância do encontro para o fortalecimento da educação jurídica e da cooperação internacional. “Os fundamentos citados pelo Dr. Marco Antonio são pilares civilizatórios. Durante esta conferência, teremos a honra de ouvir especialistas de diversos países. Para a FMU, é motivo de grande orgulho sediar este evento de tamanha relevância institucional e acadêmica”, declarou.

Ao participar da cerimônia, o des. mil. Enio Luiz Rossetto reforçou o compromisso do TJMSP com os valores que norteiam o Estado Democrático de Direito, destacando a relevância de espaços que promovam o diálogo internacional entre juristas. “Eventos como este reafirmam a importância da cooperação jurídica entre nações e contribuem para o aprimoramento das instituições e do próprio sistema de Justiça, sobretudo em um contexto de constantes transformações sociais e legais nas Américas.”

A 61ª Conferência da IABA segue com uma programação rica e plural, reunindo juristas de diferentes origens em painéis, debates e encontros que visam o fortalecimento da advocacia, da ética e da justiça em escala continental.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias