Você está em: 

Presidente do TJMSP participa das comemorações dos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932

Postada em |
Categoria: Sem categoria

quinta-feira, 10 de julho de 2025

O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo TJMSP, desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou, na manhã desta quarta-feira (09/07), das solenidades em homenagem ao 93º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia oficial ocorreu em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, no Parque do Ibirapuera, na capital paulista, e reuniu autoridades civis e militares.

Crédito Klaus Silva (TJSP)

Estiveram presentes à solenidade o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado André do Prado, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o prefeito do Município de São Paulo, Ricardo Nunes e o Procurador Geral do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa. O desembargador militar Enio Luiz Rossetto representou o Poder Judiciário Militar paulista neste importante ato cívico, que relembra o movimento que marcou a história de São Paulo e do Brasil na luta por um regime constitucional e democrático.

A celebração teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida pela cerimônia simbólica de transmissão do comando do Exército Constitucionalista — da senhora Maria Lúcia Camargo para o jovem Arthur Jorge Ferreira do Amaral — representando a continuidade do ideal constitucionalista entre as gerações.

Em um dos momentos mais solenes da manhã, cadetes da Academia de Polícia Militar do Barro Branco conduziram o cortejo simbólico de seis combatentes da Revolução para o interior do mausoléu, onde estão os túmulos dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Mortos no episódio de 23 de maio de 1932, os quatro jovens deram origem à sigla MMDC, símbolo do movimento revolucionário paulista.

Durante a cerimônia, foram concedidas honrarias da Ordem do Mérito Armando Romagnoli “Herói Paulista da Revolução Constitucionalista”, destinadas a personalidades e instituições que contribuem para a preservação da memória de 1932 e dos ideais defendidos pelos constitucionalistas.

Crédito Klaus Silva (TJSP)

Encerrando a programação, o tradicional desfile cívico-militar tomou a Avenida Pedro Álvares Cabral, com a participação de tropas das Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, associações de ex-combatentes e entidades civis.

Por Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Antigo e novo comandante do IV COMAR

Justiça Militar paulista marca presença na Passagem de Comando do IV COMAR

Postada em |
Categoria: Institucional
Des. mil. Enio Luiz Rossetto e des. mil. Paulo Adib Casseb junto a integrantes do Seminário de Justiça Militar, realizado em Lima, Peru

VIII Encontro Internacional sobre Justiça Militar e Direito Internacional Humanitário conta com participação do TJMSP

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Claudia Brogno Marques Linhares, Diretora da Divisão do TJRJ, Dra. Cláudia Márcia Gonçalves Vidal, Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Marcio Castro de Aguiar, Diretor do Departamento do TJRJ (participou da última mesa), Seila Rodrigues Penteado, Escrevente Técnico Judiciário do TJMSP, Leomar Marchesini Zuravki, Professora da UNINTER, Dra. Renata Flores Tibiryçá, Defensora Pública da DP/SP, e Renato de Oliveira Mota, Chefe da Seção Socioambiental e de Acessibilidade do TJMSP.

II Encontro Nacional celebra 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão e debate sua aplicação no Judiciário

Postada em |
Categoria: Acessibilidade

Noticias