Você está em: 

Com presença do TJMSP, inovação em rede marca Fest Labs Sudeste e Caravana Conecta

Postada em |
Categoria: Inovação

Entre 20 e 22/8, Belo Horizonte se tornou ponto de encontro da inovação no Judiciário com a realização da Caravana Conecta e RenovaJud e do Fest Labs Sudeste, iniciativas do Programa Justiça 4.0, parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). No dia 20/8, o Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP) contou com a participação do Diretor de Tecnologia da Informação, Alessandro Gonçalves Torlezi, e do Coordenador de Gestão Participativa, Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CGPDI), Hildemar Faria Vasiliauskas, ao longo dos três dias de evento. Ambos integram o GaroaLab, Laboratório de Inovação e ODS do tribunal.

Participantes do FestLabs Sudeste

A abertura ocorreu no dia 20/8, no Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF-6), com a Caravana Conecta e RenovaJud, que reuniu representantes de 12 tribunais da região Sudeste para apresentar 14 projetos que aplicam tecnologia, inovação e Inteligência Artificial (IA) à modernização da Justiça. Nesta oportunidade, o Diretor de Tecnologia da Informação compartilhou as iniciativas e os projetos de Inteligência Artificial em implantação no TJMSP, que contribuirão para melhoria dos serviços judiciais e administrativos. Nos dias 21 e 22, a programação seguiu no Salão de Eventos do CREA/MG com o Fest Labs Sudeste, que reuniu cerca de 100 integrantes dos laboratórios de inovação das cortes para palestras, oficinas, rodas de conversa e imersões práticas. O encontro contou com participação da Conselheira do CNJ Daniela Madeira e trouxe ao centro do debate soluções como o Portal Jus.Br e outras iniciativas tecnológicas conduzidas por tribunais da região.

Ao longo deste ano, o projeto apresentado pelo GaroaLab foi o Banco Nacional de Sentenças, desenvolvido em parceria com o TJMMG, TJMRS e STM. O sistema utiliza inteligência artificial para sistematizar e disponibilizar decisões judiciais de 1º grau das Justiças Militares nas áreas cível e criminal. Ao democratizar o acesso à jurisprudência militar, a iniciativa fortalece a interoperabilidade entre os sistemas processuais (e-Proc e PJe), amplia a transparência e gera insumos valiosos para a Advocacia, a academia e a sociedade. 

O Fest Labs Sudeste é fruto de parceria entre o CNJ, TRF-6, TJMG, TRT-3, TRE-MG e TJMMG. A iniciativa reforça o papel dos laboratórios de inovação como agentes de transformação e cooperação no Judiciário brasileiro.

Participantes do FestLabs Sudeste

Notícias relacionadas:

Apresentador aponta para tela com o título Dados de uso Lexia. À frente, o público assiste

1.º Encontro Nacional de Tribunais Usuários de PJe sobre Inteligência Artificial (IA) promove debates sobre o tema no DF

Postada em |
Categoria: Inovação

Com presença do TJMSP, inovação em rede marca Fest Labs Sudeste e Caravana Conecta

Postada em |
Categoria: Inovação
Com todos em pé, Marco fala no microfone ao lado de outros participantes da oficina

GaroaLab representa TJMSP em Congresso nacional sobre saúde no Judiciário

Postada em |
Categoria: Inovação

Noticias