O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou na manhã desta terça-feira, 2 de setembro, da solenidade militar alusiva à Passagem de Comando do IV Comando Aéreo Regional (IV COMAR), realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Na ocasião, o Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos transmitiu o cargo ao Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli.
Natural do Rio de Janeiro, o Brigadeiro Macedo ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em fevereiro de 1985 e foi promovido ao posto de Brigadeiro em março de 2020. Em 24 de fevereiro de 2023, assumiu o comando do IV COMAR, tornando-se o primeiro oficial negro a liderar a unidade responsável pelas operações aéreas e suporte administrativo nas regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em discurso de despedida, resumiu sua gestão em três palavras: “gratidão, amizade e respeito”. E acrescentou: “Tive a oportunidade de viver o que jamais imaginaria nos meus melhores sonhos”.
O novo comandante, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, é natural de Guarulhos (SP) e iniciou sua carreira militar em fevereiro de 1986, sendo declarado Aspirante a Oficial em novembro de 1992. Ao longo de sua trajetória, exerceu funções de destaque, como Assessor Militar Aeronáutico da Presidência da República, Comandante da Base Aérea de São Paulo e Adido de Defesa e Aeronáutico junto às embaixadas do Brasil na Itália e na Eslovênia. Com sólida formação acadêmica, concluiu diversos cursos de carreira, além do Curso de Altos Estudos em Defesa na Escola Superior de Guerra (ESG), do mestrado em Istituzioni e Politiche Spaziale na Agência Espacial Italiana e da especialização em Human Factors in Aviation Safety na University of Southern California, nos Estados Unidos.
O Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, encerrou a solenidade destacando o caráter humano que marcou a gestão do Brigadeiro Macedo e a sensibilidade que acompanha a trajetória do Brigadeiro Pontirolli, atributos que, segundo ele, serão fundamentais para o novo desafio à frente do IV COMAR.
Por Imprensa TJMSP