Você está em: 

CNJ amplia prazo para tribunais integrarem serviços ao Jus.br

Postada em |
Categoria: Inovação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estendeu por 60 dias, a partir de 25 de setembro, o prazo para que tribunais e conselhos – com exceção do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Justiça Eleitoral – concluam a integração de seus sistemas processuais ao portal Jus.br, que reúne os principais serviços judiciais do país.

A determinação inclui a incorporação de funcionalidades como peticionamento inicial, remessa de ofícios, cartas precatórias, cartas de ordem e declínio de competência. A Justiça do Trabalho, no entanto, está dispensada da integração do módulo de cartas precatórias, uma vez que já utiliza sistema próprio com emissão automatizada voltada exclusivamente às suas unidades, considerado suficiente para atender às demandas do ramo.

Benefícios do Jus.br

Criado no âmbito do Programa Justiça 4.0, fruto de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Jus.br amplia o acesso de magistrados, servidores, advogados e da sociedade em geral a serviços digitais da Justiça, independentemente do sistema processual utilizado em cada tribunal.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do CNJ e coordenador do Justiça 4.0, Alexandre Libonati de Abreu, a medida tem como objetivo assegurar qualidade no processo de integração.

Programa Justiça 4.0

A iniciativa é resultado de acordo de cooperação entre o CNJ e o Pnud, com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver soluções tecnológicas que tornem os serviços do Judiciário mais eficientes, eficazes e acessíveis à população.

Por Imprensa TJMSP com informações do CNJ

Notícias relacionadas:

A imagem mostra um ambiente moderno de centro de dados ou sala de servidores, com foco em um notebook posicionado sobre um case metálico. Na tela do computador aparece a página inicial do portal jus.br, com o slogan “Justiça em um só lugar” e campos de login (CPF/CNPJ e senha), além da opção de autenticação por certificado digital. Ao fundo, em segundo plano e desfocados, estão duas pessoas em pé, aparentemente em diálogo. Uma delas segura uma pasta verde e a outra aparece de costas. O ambiente é iluminado, com grandes janelas ao fundo e monitores de servidores ao lado, reforçando a atmosfera tecnológica e institucional.

CNJ amplia prazo para tribunais integrarem serviços ao Jus.br

Postada em |
Categoria: Inovação
Representantes dos tribunais militares recebem a premiação bronze do Banco Nacional de Sentenças das Justiças Militares, com a presença dos conselheiros do CNJ João Paulo Schoucair e Daniela Madeira

Banco Nacional de Sentenças das Justiças Militares conquista bronze no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário

Postada em |
Categoria: Inovação
Antigo e novo comandante do IV COMAR

Justiça Militar paulista marca presença na Passagem de Comando do IV COMAR

Postada em |
Categoria: Institucional
Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli e Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, respectivos novo e antigo comandante do IV Comar um de frente para o outro durante a solenidade de passagem de cargo

Noticias