O presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto, prestigiou, neste domingo (7), a solenidade em comemoração ao 203º aniversário da Independência do Brasil. A cerimônia ocorreu na Passarela Cultural do Distrito Anhembi, zona norte da Capital, e reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das Forças Armadas e das Forças de Segurança.
A cerimônia contou com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado; do diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, almirante de esquadra Alexandre Rabello de Faria; do comandante militar do Sudeste, general de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro; do comandante-geral de Apoio da Força Aérea Brasileira, tenente brigadeiro do ar Valter Borges Malta; do prefeito da Capital, Ricardo Nunes; do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; do procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa; da defensora pública-geral do Estado, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, entre outras autoridades.
Na primeira parte do evento, desfilaram estudantes de instituições municipais e estaduais, além de integrantes de organizações civis. Uma homenagem ao cabo Waldomiro Grotto, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), com o toque de ex-combatente, marcou o início dos desfiles militares, que contou com a participação de integrantes do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de órgãos de segurança pública, como as polícias Militar e Civil de São Paulo e a Guarda Civil Metropolitana. Neste ano, pela primeira vez, a Polícia Penal também integrou a celebração.
O desfile reuniu ainda mais de 150 viaturas das Forças Armadas, das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A apresentação foi encerrada com o desfile das motocicletas institucionais e da cavalaria, formada por cerca de 100 animais.
Uma homenagem ao subtenente da Polícia Militar Paulino Cristovam da Silva, falecido há um ano, encerrou a cerimônia.
Por Imprensa TJMSP