Você está em: 

XVII Encontro do Consepre discute Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital

Postada em |
Categoria: Institucional

A Bahia se tornou, nesta semana, o centro das discussões sobre o futuro do Poder Judiciário brasileiro. Entre os dias 6 e 8 de outubro, o estado sedia o XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que ocorre pela primeira vez em território baiano. Com o tema “Judiciário do Futuro: Sustentabilidade, Inclusão e Transformação Digital”, o evento reúne presidentes de Tribunais de Justiça de todo o país com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta e promover a integração entre as Cortes estaduais.

Foto oficial dos presidentes dos Tribunais de Justiça no XVII Encontro do Consepre

A solenidade de abertura foi realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, no dia 6, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto, além de diversas autoridades do Poder Judiciário.

Durante a cerimônia, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e vice-presidente de Cultura do Consepre, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, destacou a importância da sustentabilidade e da inclusão como pilares do Judiciário moderno.

“A sustentabilidade e a inovação são a chave para a implementação dessa nova visão do Poder Judiciário do futuro, que tem como grande desafio a inclusão. Inclusão tecnológica, inclusão das pessoas idosas e de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social se apresentam como questões a serem enfrentadas pelo Poder Judiciário”, afirmou a magistrada.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e presidente do Consepre, desembargador Francisco Rodrigues de Oliveira Neto, introduziu a Conferência Magna e ressaltou a trajetória do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), homenageado na ocasião.

Em sua palestra, intitulada “O Poder Judiciário como agente de transformação social e ambiental”, o ministro Barroso abordou os desafios globais relacionados às mudanças climáticas e ao aquecimento global, enfatizando que a crise ambiental é também uma questão de direitos humanos.

“As pessoas estão morrendo, sendo deslocadas de seus habitats e perdendo suas propriedades. O Judiciário tem o papel de proteger as minorias, inclusive aquelas que ainda não nasceram”, destaca.

Barroso também reforçou a importância da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que determina que todos os tribunais elaborem inventários e planos de redução de emissões, com a meta de alcançar um Judiciário Carbono Zero até 2030.

No segundo dia do encontro, estão sendo realizados painéis e debates que discutem temas como gestão judiciária sustentável, tecnologia a serviço da Justiça e políticas de equidade e acessibilidade.

O encerramento do encontro, previsto para o dia 8 de outubro, contará com as reuniões dos Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Juízes Auxiliares, culminando na leitura pública da Carta do XVII Consepre Salvador e na apresentação da próxima edição do evento, que acontecerá em Minas Gerais.

Consepre – Criado em 2021, o Consepre resulta da união entre o Conselho de Tribunais de Justiça e o Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Seu propósito é consolidar uma linha de entendimento nacional e fortalecer a representatividade institucional dos presidentes das Cortes estaduais.

Por: Imprensa TJMSP com informações do TJBA


NOTA: O desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do Consepre e do TJSC, receberá o Colar do Mérito Judiciário das Justiças Militares Estaduais, concedido pela AMAJME, no plenário do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo no próximo dia 10 de outubro.

ods 16

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias