Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) realizou, nesta terça-feira, o descerramento da placa em memória da saudosa advogada Dra. Assumpta Perez Jeronymo, falecida em 11 de maio de 2014. A solenidade homenageou sua destacada trajetória profissional e sua atuação ética e dedicada ao longo de mais de três décadas perante a Corte.
Com a homenagem, a Sala dos Advogados da Justiça Militar do Estado de São Paulo, localizada no 2º andar do edifício-sede, passa a denominar-se “Sala Dra. Assumpta Perez Jeronymo”, em tributo à profissional que marcou profundamente a história da advocacia militar paulista. A proposta foi aprovada pelo Egrégio Pleno em sessão administrativa realizada em 17 de setembro de 2025, como forma de perpetuar o legado da advogada e reconhecer sua contribuição expressiva para o fortalecimento da Justiça Militar.
Os Desembargadores Militares Fernando Pereira, Paulo Adib Casseb, Orlando Eduardo Geraldi, Ricardo Juhás Sanchez e Adriano Baptista Assis, os Juízes de Direito Marcos Fernando Theodoro Pinheiro e Lauro Ribeiro Escobar Junior, e o Juiz Substituto Bruno Maciel dos Santos, além do Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda prestigiaram o evento.
A cerimônia também contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), Leonardo Sica e de familiares da homenageada — seu irmão Ilson Perez Dal-Ri e o sobrinho Luiz Renato Perez — que representaram a família no ato de descerramento da placa.
Em sua fala, o presidente do TJMSP, Desembargador Militar Enio Luiz Rossetto, destacou a relevância da homenagem e a trajetória exemplar da advogada, “esta é uma singela, mas merecida homenagem à Dra. Assumpta, que teve uma atuação ímpar por mais de três décadas no TJMSP”, afirmou.
Na sequência, o presidente da OAB-SP, Leonardo Sica, ressaltou o significado coletivo da homenagem e a parceria histórica entre a advocacia e a magistratura militar, “a homenagem do TJMSP se estende a todos os advogados. Esta Corte é um ambiente privilegiado de convivência entre a advocacia e a magistratura.”
Além de sua reconhecida atuação profissional, Assumpta Perez Jeronymo também teve destaque nas artes. Formada em teatro e direito, foi atriz e professora de interpretação, com participações no cinema, teatro e televisão. Sua trajetória multifacetada reflete o compromisso com o conhecimento, a ética e o serviço à sociedade, valores que marcaram sua passagem pela Justiça Militar paulista.
Também estiveram presentes à cerimônia o Dr. Fabio Mantovam dos Santos, representando a Defensoria Pública do Estado, os advogados Evandro Fabiani Capano, Renato Soares do Nascimento, Mauro da Costa Ribas Júnir e Taynara Darci Fogaça Sturaro, além de integrantes da Comissão de Direito Militar da OAB-SP, como os advogados Wanderley Alves dos Santos (Presidente), Tiago Pereira Chambo de Souza (Vice-presidente), Paula Barbosa Freitas, Andréa Pedrina Dias de Alexandria, Alexandre de Souza Guerreiro, Willian Gurzoni, Suzana Genke, Franklin da Silva Bernardes, Willian Cassio de Lima Lopes Joel dos Passos Mello (Presidente da Comissão de Direito Militar da cidade de Socorro/SP), Fabrício de Andrade Pereira (Presidente da Comissão de Direito Militar da Subseção de São José dos Campos/ SP) e representantes da Associação dos Cabos e Soldados da PMESP, entre eles os advogados Clauder Correa Marino, Marcelo Correa Millan, Frederico Nogueira, Gilson Braga, Fabiana Gustis e Daniel Carlos Braga.
A denominação da Sala dos Advogados com o nome da Dra. Assumpta representa não apenas um gesto de memória, mas também um símbolo de respeito à advocacia, à história institucional e ao legado de quem contribuiu para o aprimoramento da Justiça Militar do Estado de São Paulo.
Por: Imprensa TJMSP












