Você está em: 

Abertura do Ano Judiciário 2021 no TJSP

Postada em |

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 01/02, a Abertura do Ano Judiciário e pela primeira vez, a solenidade realizada de forma virtual.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Clovis Santinon participou da cerimônia que teve ainda o lançamento da exposição virtual que celebra os 147 anos da Corte.

Antes da abertura foi prestada homenagem às vítimas da Covid-19 com 1 minuto de silêncio dos participantes.

O presidente do TJSP, desembargador Geraldo Pinheiro Franco, presidiu a sessão e destacou; “Enfatizo, desde logo, a perfeita harmonia entre os Poderes. Vivemos com independência, mas em perfeito equilíbrio, mesmo quando há divergência de ideias. E é assim que a democracia se fortalece”.

A desembargadora Luciana Almeida Prado Brescani, coordenadora do Museu do TJSP, foi oradora em nome da Corte e lembrou que o Tribunal atualmente vem superando uma crise inédita, com magistrados e servidores mantendo a prestação jurisdicional pelo trabalho remoto e tendo produzido mais de 24 milhões de atos judiciais desde o início da pandemia.

Outras autoridades também prestigiaram a Abertura, como o procurador-Geral de Justiça Mario Luiz Sarrubo; o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Cauê Macris; o presidente da OAB-SP, Caio Augusto Silva dos Santos entre outros.

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi representado pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele destacou seu orgulho por ser de São Paulo e por ter integrado diversos órgãos no Estado e afirmou que o TJSP, é a “mais importante justiça estadual republicana, cujos integrantes demonstram ano após ano autonomia e independência, auxiliando na preservação, permanência e construção do Estado Democrático de Direito brasileiro”. Alexandre de Moraes também parabenizou a atuação da Corte em meio à pandemia. “Não houve um único dia em que o Tribunal, em todas as suas comarcas, tenha se fechado à população paulista.”

O desembargador Geraldo Pinheiro Franco ao encerrar a cerimônia agradeceu aos presentes e destacou o trabalho dos servidores no último ano.  “Os números do Tribunal de Justiça, 24 milhões de atos praticados no curso de um ano atípico, em regime de isolamento, impressionam. E mostram que o Judiciário de São Paulo está apto e habilitado, estejam certos, a tratar das questões que lhe são apresentadas.” 

Presidente do TJMSP, Clovis Santinon na cerimônia
Ministro Alexandre de Moraes
Desembargador Geraldo Pinheiro Franco
Presidente da Alesp, deputado Cauê Macris

IMPRENSA TJMSP

Notícias relacionadas:

Imagem em um ambiente interno institucional, com quatro pessoas posicionadas lado a lado, voltadas para a câmera. Todas as pessoas estão vestidas com roupas formais: ternos escuros e uma peça de vestuário clara do tipo sobretudo em uma das pessoas ao centro à esquerda. Ao fundo, há uma parede clara decorada com um crucifixo de madeira centralizado, exibindo a figura de Cristo.

Assessoras da Presidência do STM realizam visita institucional ao TJMSP

Postada em |
O fundo da imagem é predominantemente cinza-escuro, quase preto, o que destaca os elementos gráficos e textuais em tons quentes. Na parte superior central, o texto principal é composto pela sigla

Equidade racial: por que esse tema diz respeito a todos nós?

Postada em |
Categoria: Equidade Racial
Onze autoridades e convidados posam para foto em um plenário, diante das bandeiras do Brasil e de São Paulo, durante uma cerimônia oficial.

Trajetória do ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro recebe maior honraria do Parlamento paulista

Postada em |

Noticias

Aviso!

Você está sendo redirecionado para outro site e o link abrirá em uma nova aba. Deseja continuar?