Você está em: 

TJMSP faz live com magistrada do TJBA no Dia Internacional da Mulher

Postada em |

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de forma diferente este ano no Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

A juíza Antonia Marina Aparecida de Paula Faleiros, do TJBA, fez uma live nesta segunda-feira, 08/03, com servidores e servidoras, além do presidente do TJMSP, Clovis Santinon.

O tema do encontro foi: Da Lavoura à Magistratura, onde a magistrada contou a história de superação desde a infância na zona rural até os dias atuais.

O presidente Clovis Santinon fez a abertura e deu boas vindas à Dra Antonia, que nasceu em Serra Azul de Minas, em Minas Gerais.

Desde cedo, quando morava na roça, a irmã mais velha de cinco irmãos imaginava uma vida melhor.

Enquanto ajudava a mãe a cortar tecidos para confeccionar colchas de retalhos à luz de lamparina, ela sonhava com o futuro.

Apesar da superação, a magistrada luta para que os menos favorecidos possam ter a possibilidade de conquistar seu espaço através da Educação, mas sem o sofrimento e batalhas enfrentadas por ela.

Na live ela falou também, sobre o livro Retalhos, colchas de histórias para Mel dormir, dedicado à neta que fará 2 anos em breve. No livro, relata todas as dificuldades na infância e resgata o papel da mãe que contava histórias e serve também, para homenagear as mulheres mais velhas que usam os ensinamentos em contação de histórias com Natureza, água, animais e outros temas para educar as crianças.

O presidente do TJMSP, Clovis Santinon disse que a magistrada é um exemplo de vida a ser seguido. “Tivemos muitos ensinamentos hoje aqui com a senhora, inclusive hoje estava lendo sobre o medalhista Joaquim Cruz e a matéria era para falar do atleta, mas como uma forma de homenagear a mãe que saiu do interior do Piaui, com os filhos, para morar em Brasília. Muito obrigado pelos ensinamentos”, concluiu o presidente da corte castrense.

Juiza Antonia Marina de Paula Faleiros

Mestra em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela Universidade Federal da Bahia – UFBA – (2016). Pós Graduada latu sensu em Estudos de Política e Estratégia – ADESG/MG (1997). Pós-graduada strictu sensu em Direito Eleitoral – Faculdade Mauricio de Nassau de Salvador – EMAB/FUNDACEM (2008). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – (1991). Procuradora do Municipio de Belo Horizonte- (1993). Procuradora da Fazenda do Estado de Minas Gerais. (1994/2002). Advogada. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA – desde 2002. Professora de Teoria da Argumentação Jurídica IFBA/FASB (2004/2005). Pesquisadora. Palestrante.

Presidente Clovis Santinon faz a abertura do evento
Juiza Antonia Marina Faleiros fala de sua história no Dia Internacional da Mulher

Notícias relacionadas:

Des. mil. Enio Luiz Rossetto e des. mil. Paulo Adib Casseb junto a integrantes do Seminário de Justiça Militar, realizado em Lima, Peru

VIII Encontro Internacional sobre Justiça Militar e Direito Internacional Humanitário conta com participação do TJMSP

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Claudia Brogno Marques Linhares, Diretora da Divisão do TJRJ, Dra. Cláudia Márcia Gonçalves Vidal, Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Marcio Castro de Aguiar, Diretor do Departamento do TJRJ (participou da última mesa), Seila Rodrigues Penteado, Escrevente Técnico Judiciário do TJMSP, Leomar Marchesini Zuravki, Professora da UNINTER, Dra. Renata Flores Tibiryçá, Defensora Pública da DP/SP, e Renato de Oliveira Mota, Chefe da Seção Socioambiental e de Acessibilidade do TJMSP.

II Encontro Nacional celebra 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão e debate sua aplicação no Judiciário

Postada em |
Categoria: Acessibilidade

3ª Jornada de Direito Penal Internacional na Proteção dos Direitos Humanos

Postada em |
Categoria: EJMSP

Noticias