Você está em: 

Justiça Militar da União completa 216 anos de história

Postada em |

segunda-feira, 1 de abril de 2024

O dia de hoje é um importante marco histórico da Justiça brasileira: há 216 anos, era criada a Justiça Militar da União, considerada a mais antiga justiça do país. Desde sua criação em 1808, por iniciativa do Príncipe Regente de Portugal, D. João VI, a Justiça Militar tem desempenhado um papel fundamental na preservação da disciplina e na garantia da conduta ética dos oficiais militares.

Nesses mais de dois séculos, a Justiça Militar tem sido testemunha e protagonista de eventos marcantes da história nacional. Um dos momentos mais significativos na trajetória desta instituição foi sua transição do Poder Executivo para o Judiciário no ano de 1934, um movimento que fortaleceu sua autonomia e imparcialidade e reforçou a importância como um pilar essencial do Estado de Direito.

Neste aniversário de 216 anos, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP) presta homenagem à Justiça Militar da União e a todos os profissionais dedicados que a servem, celebrando o seu legado e compromisso com a nação brasileira.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Autoridades, sendo uma mulher e seis homens, formalmente vestidos estão em pé atrás de uma mesa de honra na cerimônia de posse de 31 juízes e juízas federais do TRF3

Presidente do TJMSP participa de solenidade de posse de novos juízes federais no TRF3

Postada em |
Sete autoridades, sendo três mulheres e quatro homens, vestidas de maneira formal postadas lado a lado em um palco, em cerimônia de posse da nova reitoria da USP

Justiça Militar paulista prestigia posse do novo reitor e da vice-reitora da USP

Postada em |

Chefe do Legislativo Estadual recebe convite para cerimônia de posse do novo corpo diretivo do TJMSP

Postada em |

Noticias