Você está em: 

TJMSP participa da homenagem pelo 92º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932

Postada em |

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Na manhã de ontem (9/7), o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJMSP), des. mil. Enio Luiz Rossetto, esteve presente no desfile do 92º aniversário da Revolução Constitucionalista, que ocorreu em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, no Parque do Ibirapuera. O evento reuniu diferentes autoridades e grupamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, bem como integrantes do Exército, Marinha, Força Aérea, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana, além de organizações civis. 

Des. mil. Enio Luiz Rossetto e autoridades assistem o desfile. Foto: Francisco Cepeda – Governo do Estado de SP
Desfile do 92º aniversário da Revolução Constitucionalista. Foto: Francisco Cepeda – Governo do Estado de SP

Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas fez a entrega da Medalha Constitucionalista a 32 civis e militares homenageados por serviços prestados a São Paulo, incluindo os secretários estaduais Guilherme Derrite (Segurança Pública) e Marilia Marton (Cultura, Indústria e Economia Criativas), o chefe de gabinete André Porto e o controlador-geral do Estado, Wagner Rosário.

Homenagem aos heróis de 1932. Foto: Francisco Cepeda – Governo do Estado de SP

Em seguida, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sediou uma sessão solene para celebrar o 92º Aniversário do Movimento. Com a entrega da Medalha Nove de Julho, foram homenageadas 58 personalidades civis e militares que se destacaram pelos serviços prestados a São Paulo e pelo apoio aos ideais constitucionalistas.

A cerimônia ocorre anualmente em celebração ao marco histórico de 9 de julho de 1932, que simboliza a luta pela democracia e a constitucionalidade. A data marca o levante de São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas, defendendo a restauração do Estado de direito e o respeito à Constituição. O conflito envolveu cerca de 50 mil paulistas durante três meses e culminou na elaboração da Constituição brasileira de 1934, consolidando princípios fundamentais para a nação.

A data é feriado estadual em São Paulo, instituído pela Lei 9.497 de 1997, e é lembrado como a Data Magna do estado. O TJMSP honra a memória dos heróis MMDC e de todos os que se sacrificaram pela justiça e pela liberdade.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fachada do CNJ

CNJ consulta tribunais sobre criação da Certidão Nacional Criminal

Postada em |
Categoria: Sem categoria
Mesa com autoridades na solenidade de entrega da Medalha Grã-Cruz do TRT-2

Judiciário Paulista é agraciado com a Medalha Grã-Cruz do TRT da 2ª Região

Postada em |
A servidora Seila Rodrigues Penteado está sentada em sua estação de trabalho, sorridente, olhando para a câmera. Ela usa óculos de grau e uma blusa branca de mangas curtas. Com a mão direita no teclado, aparece diante de dois monitores: o da esquerda exibe uma planilha do Excel e o da direita mostra uma tela azul com informações administrativas. O ambiente é um escritório iluminado, com móveis de madeira clara e outros equipamentos de trabalho ao fundo.

Das muitas cores de setembro: vozes que revelam a dignidade na inclusão

Postada em |
Categoria: Acessibilidade

Noticias