Você está em: 

Presidente do TJMSP Participa do I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção em Salvador

Postada em |

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, sediou o I Congresso Baiano de Segurança Pública e Prevenção, reunindo autoridades e especialistas de diversas partes do Brasil.

Na tarde desta quinta-feira (12/9), o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, desembargador militar Enio Luiz Rossetto, participou como palestrante no painel “A importância das Justiças Militares para o Estado democrático de Direito”. Em sua exposição, destacou o papel fundamental das Justiças Militares na promoção da justiça e da ordem dentro das corporações militares. Ao lado do desembargador do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Rúbio Paulino Coelho, do desembargador do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS), Fábio Duarte Fernandes, e do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Baltazar Miranda Saraiva, o presidente Rossetto abordou a relevância dessa justiça especializada na manutenção da hierarquia e disciplina dentro das forças de segurança, enfatizando como sua atuação dialoga diretamente com a proteção dos direitos humanos, a aplicação das leis e dos princípios constitucionais.

A participação no Congresso também reforça o cumprimento da Meta Específica nº 2 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para as Justiças Militares Estaduais, que prevê a realização de no mínimo seis ações de divulgação à sociedade sobre as funções e atividades dessa justiça especializada ao longo do ano de 2024. Essas ações são fundamentais para aproximar a Justiça Militar da sociedade, ampliando o entendimento sobre sua atuação e relevância no âmbito judicial e da segurança pública.

Durante a programação, o Congresso Baiano contou com palestras do Ministro do Supremo Tribunal Federal Flavio Dino, o ex-secretário nacional de segurança pública Ricardo Balestreri e o especialista em segurança pública Rodrigo Pimentel, dentre outras autoridades e especialistas.

O TJMSP reafirma o compromisso da Justiça Militar de São Paulo com a promoção da justiça e da ordem, sempre em consonância com os princípios democráticos.

Por: Imprensa TJMSP

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias