Você está em: 

Pesquisa de Jurisprudência do TJMSP: veja passo a passo e recursos disponíveis

Postada em |
Categoria: Institucional

Você sabia que o sistema de Jurisprudência do TJMSP já reúne mais de 18 mil ementas organizadas, com registros disponíveis desde 2001? O acervo pode ser consultado digitalmente por operadores(as) e estudiosos(as) do Direito Militar, com recursos que permitem a localização de decisões por tema, espécie processual, relator ou palavra-chave. Com a adoção das ementas padronizadas pelo CNJ, a pesquisa se tornou ainda mais precisa e estratégica. A seguir, veja como utilizar o sistema passo a passo.

1. Acesso ao sistema

Para acessar a pesquisa de Jurisprudência por tema, que possibilita uma busca mais precisa, acesse a página disponibilizada no menu Profissionais de Direito. Acessando o sistema Jurisprudência, disponível no mesmo menu, é possível realizar a pesquisa comum por palavra-chave e pelos campos Número único, Número do feito, Órgão julgador, Relator e Espécie processual.

2. Pesquisa por Tema e Índice

Na pesquisa temática, você pode selecionar um dos quatro ramos do Direito:

  • Direito Penal Militar
  • Direito Processual Civil
  • Direito Processual Penal Militar
  • Processos de Natureza Especial

Ao escolher um ramo, o sistema libera o campo Índice, com diversos assuntos já mapeados. Basta selecionar um ou mais índices e clicar em Pesquisar para ter acesso aos acórdãos selecionados.

3. Uso de conectores na pesquisa comum

A pesquisa comum é ideal quando você quer buscar algo mais específico ou que não esteja categorizado na divisão por temas. Os filtros de cada campo – Número único, Número do feito, Órgão julgador, Relator e Espécie processual – podem ser combinados, mas a possibilidade de inserir palavras-chave possibilita a busca por expressões ou múltiplos termos.

Dessa forma, os conectores são indispensáveis para refinar sua busca. Veja como usá-los:

  • E: encontra registros que contenham todas as palavras especificadas
    Ex: ["organização criminosa" E peculato]
  • OU: traz registros com pelo menos uma das palavras
    Ex: [Estacionamento OU Extravio OU condenação]
  • NAO: exclui registros que contenham a palavra entre parênteses
    Ex: Estacionamento NAO(Extravio)

    Dicas importantes:
    Não use dois operadores seguidos.
    Forma correta: E, OU…
    Forma incorreta: E E, OU E…

    – Para o funcionamento correto, o operador NAO (que exclui resultados da sua busca) precisa da palavra-chave entre parênteses, sem espaços.
    Forma correta: (NAO(deserção)).
    Forma incorreta: (NAO deserção).

    – Use aspas para garantir que expressões sejam buscadas juntas, como:
  • "falsidade ideológica"
  • "concurso de pessoas"
  • "princípio da insignificância"

    O uso correto dos conectores é essencial para a eficácia da busca, especialmente na pesquisa comum. Para mais informações, consulte o manual disponível no próprio campo de busca, clicando no ícone ℹ️ abaixo do campo palavra-chave.

    Responsável pela organização e disponibilização das ementas, a Coordenadoria Jurídica pode ser contatada para o esclarecimento de dúvidas pelo e-mail cj@tjmsp.jus.br.

Notícias relacionadas:

Fotografia registrada no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Quatro pessoas posam em pé, lado a lado, em frente à mesa diretiva, com o logotipo do CNJ ao fundo e a bandeira do Brasil à esquerda da imagem. À esquerda, o Desembargador Militar Silvio Hiroshi Oyama segura um certificado do Selo Linguagem Simples, concedido pelo CNJ. Ao centro, duas autoridades do Judiciário acompanham a entrega. À direita, outra autoridade também segura o certificado do Selo. Todos vestem trajes formais, em postura solene, característica de cerimônia institucional.

TJMSP é novamente reconhecido com o Selo Linguagem Simples

Postada em |
Categoria: Sem categoria

Solenidade de passagem de comando do CMSE conta com a presença da Justiça Militar paulista

Postada em |
Desembargador Militar Ricardo Juhás Sanches, o Procurador da Justiça Militar Luiz Antonio Castro de Miranda e os(as) Promotores(as) de Justiça Giovanna Ortolano Guerreiro, Rita Assumpção e Bruno Servello Ribeiro. A comitiva foi recebida pelo Capitão PM Mauricio Bijarta Ferraioli, pela Coronel PM Luciana Bachiega, pelo Coronel PM Denis Izumida, Chefe de Gabinete do Comandante-Geral, pelo Coronel PM Erick Gomes Bento, Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e pelo Coronel PM José Augusto Coutinho, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Membros do Ministério Público e do TJMSP visitam o Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar 

Postada em |

Noticias